25 de novembro de 2013

Torneio Port of Roterdam

O torneio Port of Rotterdam, foi uma competição entre clubes organizada pelo clube holandês Feyenoord.
O torneio original que tinha a designação de Rotterdam AD-Tournament, foi criado pelo jornal “Algemeen Dagblade” e começou a ser disputado no ano de 1978.
Em 1991 teve a sua última edição mas voltou a ser disputado no ano de 2007 e 2008, para festejar os 100 anos do Feyenoord, já com o nome Port of Rotterdam Tournament.
O torneio sempre foi disputado por 4 clubes e nas suas 16 edições teve a presença de apenas duas equipas portuguesas que foram o Futebol Clube do Porto e também o S.L. Benfica.
Os lisboetas estiveram presentes na primeira edição, onde conseguiram o 3º lugar e também em 1989 onde foram os últimos classificados.
Os Dragões estrearam-se em 1990 com um 4º lugar e voltaram em 2007 para conquistar o troféu como vencedor do torneio onde também estiveram a competir para além dos anfitriões do Feyenoord, os ingleses do Liverpool F.C. e os chineses do Shanghai Shenhua F.C.
No primeiro jogo os portistas empataram a zero com o Feyenoord e depois venceram os chineses por 3-0, com golos de Tarik e Leandro Lima (2).

6 comentários:

Armando Pinto disse...

Torneio cujo trofeu não me recordo de ter visto no Museu FC POrtoby BMG, embora até possa lá estar sem eu o reconhecer ou não ter ainda legenda anexa. Das legendas que li não tenho ideia de o ter revisto, podendo ser dos que ainda não foram colocados, estando em armazém por ora, mas para futuramente lá ficarem no nosso novo museu, segundo se diz (pelo menos assim ouvi).

Anónimo disse...

Lembramos aqui conquistas de Torneios antigos.

O chamado de LUIS OTERO, Espanha, nos anos 60.

Para se saber (ou lembrar) que antigamente já ganhavamos... Torneios!

Porquê censurado?

Anónimo disse...

Vale a pena recordar a equipa que venceu o LUIS OTERO em 1964


- Américo (Rui)

- Festa
- Almeida
- Rolando
- Joaquim Jorge

- C Pinto
- Romeu Gibim
- Ernesto

- Carlos Duarte
- Artur Jorge
- Nóbrega

Treinador: Otto Glória


PS. - Que saudades; 6 jogadores da formação.

dragao vila pouca disse...

O F.C.Porto é um clube que tem um palmarés onde não falta praticamente nada.

Abraço

Paulo Moreira disse...

Eu também não vi esse troféu no museu.
O troféu é como esta na foto, um bloco azul com uma bola laranja incorporada num dos lados.

Anónimo disse...

"... Eu também não vi esse troféu no museu..."


Como tantos e tantos outros, sobretudo das modalidades, desde o ciclismo, o andebol de 11, o voleibol, o atletismo, enfim!

E anda(va)m a pedir doações aos sócios e adeptos. Uma vergonha!

(prometemos doar o Comércio do Porto de 1983 em que Pinto da Costa diz... "jamais ganharei um tostão ao serviço do clube" mas não aceitarão por certo)


A tecnologia não disfarça a essencia do que deve ser um verdadeiro MUSEU, como o eram os instalados na antiga sede e na maratona do Estádio das Antas.

Mais pobre mas... horado. Estava lá tudo que se venceu desde 1906 (a 1ª Taça... "Monteiro da Costa")