30 de novembro de 2015

Pena

Renivaldo Pereira de Jesus, mais conhecido por Pena, nasceu no dia 19 de Fevereiro de 1974 em Vitória da Conquista no Estado da Bahia no Brasil.
Depois de ter passado pelos escalões de formação do Serrano S.C. integrou o plantel principal do clube da Bahia em 1994. No ano seguinte rumou ao Conquista F.C., outro emblema da Bahia, onde jogou durante dois anos. Em 1997 Mudou-se para o Estado de São Paulo onde jogou no Rio Branco E.C. e no E.C. Paraguaçuense em 1998, ano em que veio também a representar o Ceará S.C. Em 1999 viajou para a Europa com ruma à Suíça para ingressar no Grasshopper C.Z. mas a aventura europeia apenas durou alguns meses já que voltou ao Brasil ainda em 1999 para jogar novamente no Rio Branco E.C. Transferiu-se depois para o S.E. Palmeiras onde conquistou o Torneio Rio-São Paulo de 2000.
Em 2000/01 Ingressou no Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 9 de Setembro de 2000 no Estádio das Antas onde os portistas receberam e venceram o F.C. Paços de Ferreira por 2-1, com Pena a marcar os dois golos da vitória, num jogo que contou para a 3ª jornada do Campeonato Nacional de 2000/01.
Pena depressa se adaptou à equipa portista e depois dos dois golos apontados na estreia, ainda veio a marcar nas oito partidas seguidas, tornando-se na referência do ataque da equipa de Fernando Santos.
No final dessa temporada conquistou a Taça de Portugal, realizada a 10 de Junho de 2001 no Estádio do Jamor onde os portistas venceram o C.S. Marítimo por 2-0 com golos de Pena e Alenitchev.
Pena foi ainda o melhor marcador do Campeonato Nacional com 22 golos apontados.
A época de 2001/02 trouxe apenas a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira e Pena ficou-se pelos 6 golos no Campeonato Nacional e 7 para as Competições Europeias. No final dessa temporada deixou os Dragões.
Pena nas duas temporadas que representou o F.C. Porto, conquistou 2 Títulos, disputou 87 jogos oficiais e marcou 42 golos.
Na temporada seguinte seguiu para França para ingressar por empréstimo no R.C. Strasbourg. Já em 2003/04 regressou a Portugal e ainda por empréstimo representou o S.C. Braga e em 2004/05 o C.S. Marítimo. A meio do ano de 2005 voltou ao Brasil, e já desvinculado do F.C. Porto ingressou no Botafogo F.R. Em 2006 transferiu-se para o Paulista C.F. Em 2007 passou pelo A.D. Confiança e em 2008 voltou a casa, ao Serrano S.C. ainda teve uma passagem pelo Madre de Deus S.C. em 2009 mas voltou ao Serrano S.C. em definitivo onde viria a terminar a sua carreira de futebolista em 2011.

Palmarés
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira
1 Torneio Rio-São Paulo

2 comentários:

Armando Pinto disse...

Um futebolista com bons atributos técnicos, que teve uma primeira época interessante, contudo claudicou depois, por motivos da sua vida particular, segundo constou.
Ficou porém na história do F C Porto, pelo seu mcontributo, conforme os dados memoriais.
Armando Pinto.

slot machines betclic disse...

O Pena, apesar de uma passagem rápida pelo clube, é um daqueles jogadores que ficou na memória dos portistas, pelo qual sentem carinho e respeito.

Bom jogador, sem qualquer dúvida.