24 de agosto de 2015

Harrison

W. Harrison foi um dos muitos futebolistas britânicos que no início da história do Futebol Clube do Porto passaram pela sua equipa de futebol.
Chegou aos Dragões em 1909 e manteve-se até 1917. Durante essas épocas, Harrison ajudou os portistas a conquistar vitórias em jogos importantes, quer de carácter oficial, quer de carácter particular.
Venceu por três vezes o Campeonato do Porto e por duas vezes a Taça Associação de Futebol do Porto. Esteve ainda presente na equipa que venceu pela primeira vez um clube estrangeiro, no caso os espanhóis do Real Fortuna de Vigo, um jogo disputado no Campo da Rainha a 17 de Março de 1912 e que o F.C. Porto ganhou por 4-1. Esteve também no dia 6 de Outubro de 1912 em Lisboa quando os Dragões venceram pela primeira vez na capital, a equipa derrotada foi o Club Internacional de Foot-Ball por 3-2. Marcou também presença no início de 1913 no Torneio de Inauguração do Campo da Constituição.
Em 1917 viu-se na obrigação de voltar à Escócia para seguir em direcção aos campos da Primeira Grande Guerra.
Regressou a Portugal depois para ingressar no Vilanovense F.C.

Palmarés
3 Campeonatos do Porto
2 Taças Associação de Futebol do Porto

17 de agosto de 2015

Supertaça Europeia

A Supertaça Europeia é uma competição organizada pela UEFA e coloca frente-a-frente o clube vencedor da Liga dos Campeões e o vencedor da Liga Europa.
Em 1972 o jornalista holandês, Anton Witkamp criou a competição que inicialmente era disputada entre o campeão europeu e o vencedor da Taça dos Vencedores das Taças, no entanto com o termo desse torneio passou a ser substituída pelo vencedor da Taça UEFA (atual Liga Europa).
De 1972 até 1997 eram disputados dois jogos, em casa dos clubes participantes, com a excepção do ano de 1986 em que foi disputada uma única partida. A partir de 1998 passou a realizar-se apenas um jogo que tinha lugar no Mónaco no Estádio Louis II, de 2013 em diante deixou de ser jogada no Mónaco para passar a ser disputada em locais diferentes à semelhança das outras finais europeias.
Os clubes participantes disputam entre si um belo troféu que foi concebido nas oficinas Bertoni em Milão. A actual taça que foi estreada em 2006 mantém o desenho da anterior mas é maior e mais pesada, mede 58 centimetros e pesa 12,2 quilos, bem mais que a taça anterior que media 42,5 centimetros e pesava 5 quilos. Foi este troféu mais leve que o Futebol Clube do Porto conquistou em 1987 ao vencer o F.C. Ajax nos dois jogos por 1-0, primeiro em Amesterdão onde Rui Barros apontou o golo da vitória e depois no Estádio das Antas com Sousa a carimbar nova vitória dos Dragões e a garantir a conquista de mais um troféu internacional para os azuis e brancos.
O F.C. Porto é o único clube nacional que tem a honra de ter no seu museu a Supertaça da UEFA e o único a ter disputado o troféu o que aconteceu por quatro vezes.   

10 de agosto de 2015

Vitorino Pinto

Vitorino Pinto foi mais um dos primeiros futebolistas da história do Futebol Clube do Porto.
Jogou pelos Dragões entre 1910 e 1916. Ao longo desses anos viveu grandes momentos com a camisola azul e branca e ajudou o clube a conquistar os primeiros títulos da sua história.
Vitorino Pinto esteve assim na primeira taça ganha pelo F.C. Porto, a Taça Clube União do Norte que foi conquistada na temporada de 1912/13 contra o Leixões S.C., Boavista F.C. e S.C. Salgueiros. Também ajudou a vencer a Taça José Monteiro da Costa, tal como dois Campeonatos do Porto e uma Taça Associação de Futebol do Porto.
Vitorino Pinto presenciou também a primeira vitória do F.C. Porto contra um clube estrangeiro, um jogo disputado em Março de 1912 contra o Real Fortuna de Vigo. Esteve também na primeira vitória alcançada em Lisboa pelos portistas por 3-2 contra o Club Internacional de Foot-Ball, em Outubro de 1912. Fez ainda parte dos atletas portistas que participaram no Torneio de Inauguração do Campo da Constituição disputado entre 26 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 1913.

Palmarés
2 Campeonatos do Porto
1 Taça Associação de Futebol do Porto