2 de março de 2008

Zahovic

Zlatko Zahovic nasceu no dia 1 de Fevereiro de 1971 na cidade de Maribor na Jugoslávia.
Começou a jogar futebol nas camadas jovens do N.K. Kovinar Maribor e em 1989 estreou-se nos seniores do F.K. Partizan de Belgrado onde conquistou o campeonato da Jugoslávia em 1992/93, sendo essa a ultima temporada em que representou o clube de Belgrado. Na temporada seguinte chegou a Portugal para ingressar no V. Guimarães, jogou três épocas nos vimaranenses onde ganhou notoriedade e despertou o interesse dos grandes clubes nacionais.
No inicío da temporada de 1996/97 transferiu-se para o Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 11 de Setembro de 1996 no Estádio San Siro em Itália onde os portistas visitaram e venceram o A.C. Milan por 3-2, num jogo a contar para a 1ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões de 1996/97.
Ao serviço dos azuis e brancos esteve três épocas. Sagrou-se por três vezes Campeão Nacional, venceu uma Taça de Portugal ao derrotar o S.C. Braga na final, e ainda juntou duas Supertaças Cândido de Oliveira conquistadas nas épocas de 1996/97 e 1998/99. Disputou 118 jogos oficiais e marcou 42 golos.
No final da temporada de 1998/99, os principais clubes europeus começaram a mostrar interesse no jogador portista, entre eles o Valência C.F. e Zahovic ficou desde logo iludido com o clube espanhol. Mas o seu destino acabou por ser a Grécia ao transferir-se para o Olympiakos de Atenas onde ajudou a conquistar o Campeonato da Grécia. Mas o relacionamento com o então treinador da equipa grega acabou por não ser o melhor e o jogador esloveno deixou o clube para se mudar para o tão desejado Valência F.C.. Em Espanha esteve na época de 2000/01, onde não conseguiu ganhar qualquer título e só a chegada à final da Liga dos Campeões se destaca. Na época de 2001/02, regressou a Portugal para ingressar no S.L. Benfica, onde se manteve quatro temporadas, vencendo Taça de Portugal (2003/04) e o Campeonato Nacional (2004/05). Em Janeiro de 2005 deixa os lisboetas e depois de ficar algum tempo afastado dos relvados decide voltar a jogar no N.K. Limbus Pekre e foi no pequeno clube Eslovéno que terminou a sua carreira em 2009.
Zahovic representou a Selecção da Eslovénia por 80 vezes e marcou 35 golos. Esteve presente no Campeonato da Europa de 2000 e no Campeonato do mundo de 2002.
Em 2014 passou a assumir a função de Director desportivo do N.K. Maribor.

Palmarés
4 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato da Grécia
2 Taças de Portugal
2 Supertaças Cândido de Oliveira

6 comentários:

Pedro Rodrigues disse...

Quero aqui deixar um pormenor curioso, que é o facto do Zahovic quando estava no FC Porto e estava com a cabeça totalmente virada para o Valência o Jardel soltou o seguinte comentário "Se vais para o Valência...vais à falência".

Bem, não foi à falência, mas praticamente em termos desportivos o foi, porque tanto no Valência como depois do Valência (foi para o Benfica), nunca mais foi o mesmo Zahovic em termos exibicionais, que nos habituou com a camisola do Guimarães, FC Porto e até no Olympiakos, onde foi claramente um dos jogadores chaves daquela equipa, mas o seu mau relacionamento com o técnico de então ditou o seu afastamento da equipa e então a desejada mudança para Espanha e mais concretamente para o Valência.

Zahovic um talento, com um pé esquerdo fabuloso e que deixou e deixará sempre saudades aos adeptos do FC Porto, pela sua classe e dinâmica que imperou de azul e branco vestido.

O nº25 nunca será esquecido.

dragao vila pouca disse...

Quando Zahovic ingressou no F.CPorto A.Oliveira disse-me "este é que foi a grande aquisição da época, apesar de Jardel"O ex-jugoslavo´era de facto um talento,intelegentíssimo a jogar e cxom um pé esquerdo que tinha g.p.s..Tal como outros por ele próprio e por causa do empresário quis sair do F.C.Porto e a partir daí a carreira veio em decrescendo. Sei que continua a ter muito boas relações com dirigentes portistas e que tem um grande carinho pelo F.C.Porto.
Um abraço

lucho disse...

Zlatlo Zahovic era um genial jogador. Que saudades!~

Passem pelo blog biboporto e deixem tb as vossas msgs de felicitações à nossa equipa de andebol q ganhou a taça da liga. É importante eles sentirem q os Portistas tb acarinham as outras modalidades.

http://www.bibo-porto-carago.blogspot.com/

Rick disse...

Pedro desde já muito obrigado por me teres linkado, eu tambem ja te linkei.

O teu blog tambem esta muito atrativo porque para termos futuro é essencial lembramo-nos do passado muito bem continua o bom trabalho sempre em prol da imagem do nosso Porto.

Abraço

Ta_8 disse...

Obrigado pelo link vou.te ja linkar de seguida no meu blog, passa la sempre que quiseres!:)

Grande Zahovich, grande 25 embora nao me lembre muito bem acho que so tinha 6 ou 7 anos nessa altura em que ele jogou no Porto, claro que depois valencia e depois benfica, ja se sabe como as coisas acabam.lol

Sugiro que por tudo o que se tem passado este ano, a proxima estrela aqui mencionada seja Lisandro Lopez ou Lucho Gonzalez. Merecem tudo tudo! Ou entao Pedro Emanuel, que é um Senhor Dragão!:)

Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

Ja sabes! Passa sempre que quiseres!

http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

rui napalm disse...

Zahovic enorme jogador de luta e tecnica que o Porto teve e aproveitou para brilhar

Viva a memoria dos tempos do Porto principalmente como um ser futebolistico de enorme nivel.