18 de junho de 2012

Pedro Themudo

Pedro Themudo nasceu no dia nasceu no dia 21 de outubro de 1907.
Filho de um tenente-coronel da Cavalaria (Afonso da Silveira Brandão Freire Themudo), Pedro Themudo também seguiu a carreira militar onde chegou a oficial do exército.
A sua carreira de futebolista, ao serviço do Futebol Clube do Porto, durou dez temporadas, entre 1924/25 até 1933/34.
A estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 4 de Janeiro de 1925, numa partida a contar para a 4ª jornada do Campeonato do Porto onde os portistas defrontaram e venceram o Sport Progresso por 3-2.
Pedro Themudo conquistou os Campeonatos de Portugal de 1924/25 e 1931/32 e também dez Campeonatos do Porto.
Themudo que era um defesa esquerdo, representou ainda a Selecção Nacional. Foi apenas numa partida, contra a Itália num jogo particular no dia 1 de Dezembro de 1929 em Milão, tendo os italianos vencido por 6-1.

Palmarés
2 Campeonatos de Portugal
10 Campeonatos do Porto

3 comentários:

Anónimo disse...

O 4º Internacional Portista, pela ordem cronológica da escolha de futebolistas do F. C. Porto para a seleção portuguesa.

Anónimo disse...

Agora tenho novo blogue:
"Memória Portista"
in
http://memoriaporto.blogspot.pt/

Nuno Themudo disse...

... Filho de Afonso da Silveira Brandão Freire Themudo(um) tenente-coronel de Cavalaria, Pedro Themudo também seguiu a carreira militar onde chegou a oficial do exército.
... Themudo que era um defesa (central) esquerdo de elevada estatura (diz-se que cerca de dois metros) de 1,80 m, representou ainda a Seleção Nacional.
...