14 de setembro de 2008

Capucho


Nuno Fernando Gonçalves Rocha (Capucho), nasceu no dia 21 de Fevereiro de 1972 na cidade de Barcelos.
Começou a jogar futebol nos iniciados do Gil Vicente F.C. onde fez toda a formação, até que na época de 1990/91 estreou-se na equipa principal orientada na altura por Rodolfo Reis. No clube de Barcelos continuou na temporada seguinte, mas no final da época rumou a Alvalade para representar o Sporting C.P.
No clube leonino esteve três temporadas, desde 1992/93 até 1994/95, e conquistou uma Taça de Portugal e uma Supertaça precisamente na sua última época em Alvalade.
Na temporada seguinte regressou de novo ao Minho mas desta vez para ingressar no V. Guimarães onde permaneceu duas épocas.
Em 1997/98 Capucho transferiu-se para o Futebol Clube do Porto. Logo na sua primeira temporada com a camisola dos Dragões sagrou-se Campeão Nacional, venceu a Taça de Portugal e a Supertaça.
Na temporada seguinte repetiu a vitória no Campeonato Nacional e na Supertaça.
Na época de 1999/2000, voltou a ajudar o F.C. Porto a vencer a Taça de Portugal ao derrotar por 2-0 o Sporting C.P. e venceu de novo a Supertaça.
Na temporada que se seguiu nova vitória na Taça de Portugal, desta vez ao derrotar o Marítimo S.C. por 2-0, e mais uma vitória na Supertaça.
Em 2001/02 o F.C. Porto teve uma das suas piores temporadas, terminou mesmo o campeonato na 3ª posição, e não conquistou nenhum título. A meio desse mesmo campeonato o treinador Octávio Machado foi substituído por José Mourinho.
Na época de 2002/03 o F.C. Porto apresentava um plantel renovado e onde Capucho se destacava. No campeonato os portistas não tiveram adversários à altura e sagraram-se Campeões Nacionais. Venceram também a Taça de Portugal depois de derrotarem o União de Leiria por 1-0.
Mas o momento mais cintilante da carreira de Capucho foi estar presente na Final da Taça UEFA em 2003 que conquistou frente ao Celtic de Glasgow depois de uma vitória por 3-2.
No final dessa temporada Capucho deixou o F.C. Porto e Portugal e foi para a Escócia para ingressar no Rangers.
Na temporada de 2004/05 mudou-se para Espanha para representar o Celta de Vigo. E foi aí que colocou um ponto final na sua carreira de futebolista.
Em 2007/08 regressou ao F.C. Porto mas para assumir o comando técnico da formação de Sub-15, para na temporada seguinte passou a comandar os Sub-17 e em 2012/13 treinar os Sub-19, cargo que ocupou até ao final da época de 2013/14, já na temporada seguinte passou a adjunto na equipa b portista. Em 2015/16 assumiu o comando técnico do Varzim S.C. terminando o campeonato no 9º lugar. Na temporada de 2016/17 rumou ao Rio Ave F.C.

Palmarés
1 Taça UEFA
3 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
5 Taças de Portugal
5 Supertaças Cândido de Oliveira

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Sou amigo do Capucho e tenho uma camisola que ele me ofereceu.
É um tipo bestial e muito acessível, basta ver como ficamos amigos.
Depois de um jogo com o Boavista que perdemos, eu fui ter com ele - não o conhecia pessoalmente - e dei-lhe uma bronca, do género:"porra pá tu dás cabo da paciência a um Santo.A bola passa-te à frente do nariz e tu nem te mexes. Com a bola no pé, eu ainda jogava".Ele olhou para mim e disse-me:" você pensa que eu sou o Paulinho Santos?" Se fosse outro e como não me conhecia de lado nenhum, tinha-me mandado ir passear, não fez, ficamos a conversar e tornamo-nos amigos. Recordo também um Porto-Benfica no auge da "Guerra" com Vale e Azevedo. Fui ter com ele e disse-lhe:"Ó Nuno temos que ganhar aqueles gajos!" Nunca mais me esqueço da cara que ele fez: olhou para mim e disse-me:"calma, relaxe, vamos ganhar fácil...".Ganhamos 3-1 e ele marcou um grande golo.
Pertence ao Scouting e é treinador dos Iniciados. Bom jogador e lá está se fosse como o P.Santos, na raça e no espírito...era dos melhores do MUndo.
Um abraço

Paulo Moreira disse...

Bem, se realmente ele fosse como o Paulinho Santos se calhar não lhe tinha respondido dessa forma calma :)

o Capucho foi um bom jogador que marcava grandes golos de chapéu.

disse...

A Mesa Redonda renovou-se!
Depois da saída dos antigos bloggers do FCP, as contratações para os seus lugares tiveram finalmente um desfecho feliz para ambas as partes!
Aos já existentes bloggers do Benfica e do Sporting, o Porto conta agora com 3 novos bloggers, que irão ainda mais, contribuir para a troca de opiniões e ideias num espaço salutar de discussão!

Faça a sua visita e deixo o seu comentário em:

http://amesaredonda.blogspot.com/