7 de novembro de 2016

Diógenes Boavida

Diógenes António Assis Boavida nasceu no dia 23 de Junho de 1927 em Luanda, Angola.
Praticante de desporto e principalmente de futebol quando ainda era jovem, continuou a prática de futebol quando veio para Portugal para seguir os estudos de advocacia.
Em 1948/49 ingressou no Futebol Clube do Porto, treinado na altura pelo argentino Alejandro Scopelli.
Diógenes Boavida, era irmão de Américo Boavida que tinha passado pelo F.C. Porto em 1945/46 e 1946/47, esteve apenas na temporada de 1948/49 ao serviço dos Dragões tendo realizado oito partidas oficiais e marcado três golos. No entanto fez parte da comitiva portista que viajou até Angola no verão de 1949. Em terras angolanas os Dragões realizaram dez partidas e venceram todas, passaram por Benguela, Leopoldville, Lobito, Luanda, Nova Lisboa e Sá da Bandeira. Os portistas foram recebidos com todas as honras e foram presenteados com o Troféu Salvador Correia de Sá, uma oferta do Futebol Clube de Luanda.
Diógenes Boavida na época seguinte seguiu para Coimbra onde veio a terminar os estudos, tendo ainda ingressado na Associação Académica de Coimbra onde jogou durante o tempo que passou na cidade dos estudantes, mais tarde rumou a Lisboa para vestir a camisola do C.F. Belenenses.
Já depois de ter deixado o futebol e quando era já um respeitado advogado, foi sempre um dos lutadores para a independência de Angola e em Janeiro de 1975 fez parte da delegação oficial da MPLA que assinou o acordo para a independência.
Foi depois Ministro da Justiça no governo de transição e também nos governos seguintes.
Faleceu no dia 25 de Fevereiro de 2012.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parecia me que o Diógenes teria jogado mais que uma temporada no FCPorto em 47/48 ...H Rocha Açores