23 de abril de 2012

Gomes da Costa

Francisco Gomes da Costa nasceu no dia 25 de Fevereiro de 1919 em Vila Pouca de Aguiar.
Na temporada de 1936/37 ingressou na equipa principal do Futebol Clube do Porto, quando contava com 17 anos de idade. Por essa altura conciliava o futebol com os estudos, já com a intenção de vir a ser médico dentista. Foi essa a razão para ter deixado o futebol para segundo plano e não ter participado em nenhum jogo na temporada de 1938/39.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 29 de Novembro de 1936 no Campo Augusto Leça, onde os portistas derrotaram o Académico do Porto por 3-2, num jogo a contar para a 8ª jornada do Campeonato do Porto da época de 1936/37.
Logo na sua primeira temporada ao serviço do F.C. Porto conquistou o Campeonato de Portugal. O F.C. Porto foi a Coimbra vencer o Sporting C.P. na final por 3-2.
Em 1939/40 sagrou-se Campeão Nacional.
Venceu também o Campeonato do Porto por nove vezes.
Jogou sempre com a camisola dos Dragões até à temporada de 1946/47, quando terminou a carreira de futebolista. Foram 10 temporadas com 7 Títulos conquistados.
Representou também a Selecção Nacional numa partida contra a Espanha em 1945.
Depois de deixar o futebol abraçou a carreira de médico e mais tarde, em 1964, foi Presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar. Como prova de reconhecimento pelo seu trabalho em prol da vila do Distrito de Vila Real, tem o seu nome no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal.

Palmarés
1 Campeonato Nacional da 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato de Portugal
9 Campeonatos do Porto

9 comentários:

Anónimo disse...

O Dr. Gomes da Costa foi um Portista que fiquei a admirar, sem ser sequer de seu tempo, desde que soube que ele se recusou a jogar contra o F. C. Porto quando teve de alinhar pela Académica, enquanto estudante universitário. Foi um braço direito de Pinga, como valoroso companheiro de equipa e dotado futebolista.

Anónimo disse...

Não me expressei bem. Ele recusou jogar pelo F C P quando estava para ingressar na Académica, devido à vida dos estudos, mas como não foi aceite essa exigência, recusou ingressar na Académica.

Anónimo disse...

Sem receio de reprimenda do amigo Rogério Almeida, diria que foi em cerimónia pro efeito homenageado nos idos princípios dos anos 70 a convite do Dr. Américo de Sá, cuja cerimónia se realizou no extinto pavilhão de treinos.

Era o tempo da perservação da memória e não do culto! Isto apesar de já haver... MUSEU!

rogério paulo almeida disse...

Caro Paulo Moreira,

Peço-lhe desculpa por este meu comentário mas vou ter que me dirigir ao anónimo que citou o meu nome em post anterior.

Anónimo Adriano Correia, em primeiro lugar, não me trate por amigo, não sou seu amigo, não gosto de si.

Em segundo lugar, não use ironicamente o meu nome numa frustrada tentativa de atingir outros leitores.

Para mim o senhor não passa de um indivíduo reles, que apenas se move pela mesquinhez e inveja e, com certeza, em tempos idos, todas essas suas características lhe causaram o dissabor de ter ficado para trás com relação a quem de há vários anos a esta parte nos dirige.

É uma pena que aquele que poderia ser da sua parte um contributo valioso para a causa portista, seja, sempre e invariavelmente, tolhido por essa sua doentia mesquinhez.

O senhor faz-me, demasiadas vezes, lembrar de Octávio Machado.

Paulo Moreira disse...

Caro Rogério Almeida

Não tem, nem precisa de pedir desculpa.

Caro Anónimo, ou Adriano Correia

A partir de agora você pode continuar a comentar neste blog desde que o faça sem atingir ninguém.
Para si ou é o museu que não esta pronto, ou é o estádio que parece um centro comercial, ou o Pinto da Costa que esta agarrado ao poder, etc...
Já chega dessa "revolta" contra, ao que parece, todos os portistas.
Aprecio e agradeço ter pessoas como o Vila Pouca, Armando Pinto, Rogério Almeida, Fernando Moreira e outros, aqui a comentar e não vou deixar que por sua causa isso deixe de acontecer.

Anónimo disse...

Para que não fiquem dúvidas.


Pessoas:

- PINTO DA COSTA,o melhor e grande director de uma equipa de futebol no mundo, felizmente no caso, o FC PORTO; mas o Clube não é só isso;

- OCTÁVIO,o injustiçado treinador, apesar de ter vencido umasupertaça
para o Clube(até o JN ignorou essa conquista); noutros aspectos... é
para esquecer;

- VILA POUCA,ARMANDO PINTO,ROGÉRIO
ALMEIDA, FERNANDO MOREIRA, PAULO ALMEIDA e OUTROS; todos grandes portistas;


Conceitos:

- AMIGO, significado quando de boa fé e educação, independentemente do conhecimento direto ou não da pessoa citada;

- MESQUINHEZ, significado de má fé e má educação, independentemente do conhecimento direto ou não da pessoa citada;


Memória:

- MUSEU,não acreditamos que nenhum dos portistas acima citados não anseiem por ele; acreditamos até que estejam incomodados pela sua demora;


Um abraço de AMIZADE... portista!




PS. - O Estádio do Dragão,não fôra existir o Estádio do Restelo (... e desculpem lá) seria o mais lindo do mundo; pena é estar tão mal aproveitado com... minis centros comerciais,

Dragão Azul Forte disse...

Paulo, caro homónimo:
A mesquinhez é sinónimo de tacanhez. De tacanhos não reza a história. P´rá frente é o caminho… Não diligencies o teu magnífico trabalho: é a única coisa que te peço em nome de uma amizade para a qual me orgulho de ter contribuído. Quanto ao resto… tu sabes como tratar a desfaçatez…
Os teus amigos agradecem a tua compreensão, por vezes a tua placitude. Compreenderão sempre as tuas deliberações.
Abraço.

dragao vila pouca disse...

Eu ao anónimo Adriano, mando-o para a Lipor. Ponto.

Gomes da Costa, não sei quem foi, apenas pergunto, terá algum parentesco com os Gomes da Costa que jogaram hóquei no Infante Sagres?
Pergunto porque esses conheço-os...

Abraço

Paulo Moreira disse...

"Os do hóquei eram o António e o Fernando Gomes da Costa, do Infante de Sagres. Um deles, não me lembro qual foi efectivamente para o Juv. Viana, o outro foi para o Liceo da Corunha."

"Eram António Gomes da Costa e Fernando Gomes da Costa, e jogavam no Juventude de Viana ao mesmo tempo. Foi aí por 1982-84."

Encontrei isso num blog sportinguista mas não diz nada sobre algum parentesco com o jogador do F.C. Porto.