1 de junho de 2008

Hernâni


Hernâni Ferreira da Silva nasceu na cidade de Águeda no dia 1 de Setembro de 1931.
Começou por jogar futebol no Recreio de Águeda e desde logo apareceu o interesse do Futebol Clube do Porto que o levou para a cidade Invicta. Fez a sua estreia com a camisola azul e branca no dia 10 de Setembro de 1950 contra o G.D. Estoril Praia, que os portistas venceram por 4-3 com Hernâni a contribuir para a vitória ao apontar um golo. Representou sempre o F.C. Porto, tendo só uma curta incursão pelo G.D. Estoril Praia na época de 1952/53, quando foi obrigado a cumprir o serviço militar, mas com a condição de não defrontar o Futebol Clube do Porto.
Jogador polivalente no meio-campo, também jogava no ataque (marcou mais de 100 golos em toda a sua carreira). Fez parte de uma equipa onde sobressaíam nomes como: Pedroto, Miguel Arcanjo, Monteiro da Costa ou Jaburu.
Venceu dois Campeonatos Nacionais, em 1955/56 com o técnico brasileiro Yustrich, e em 1958/59 com o hungaru Bela Gutmann. Tendo Hernâni apontado 10 golos no primeiro título e 15 no segundo. Conquistou ainda duas Taças de Portugal (1955/56 e 1957/58) e a Taça Associação de Futebol do Porto por sete vezes.
Além das suas qualidades invulgares como futebolista, Hernâni tinha também um forte caracter e são bem conhecidos os problemas que tinha com o treinador Yustrich, que chegaram mesmo a confrontos físicos á entrada para os balneários (ainda por trás da baliza da superior sul do Estádio das Antas) num jogo em 1958. O chefe do exército, Santos Costa, ordenou então que Hernâni se apresentasse sempre nas Antas fardado, e assim foi, a farda era o escudo de Hernâni contra os maus humores de Yustrich.
Ainda num Sporting – Porto, marcou um grande golo que foi anulado pelo árbitro por já ter apitado para o… intervalo (o árbitro um tal de Inocêncio Calabote), Hernâni furioso chamou-lhe de tudo o que lhe veio à cabeça, valeu a rápida intervenção de Pedroto e o peso da consciência do árbitro para não ser expulso.
Retirou-se da carreira de futebolista em 1964, e quando José Maria Pedroto foi convidado para ser o treinador em 1966/67 exigiu que Hernâni fosse o director de futebol.
Disse um dia: “Sabe, até Eusébio tinha grande admiração por mim, tratava-me por «Sr. Hernâni».
Hernâni tinha uma vida agradável quando a morte o levou, a 5 de Abril de 2001.

Palmarés
2 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
2 Taças de Portugal
7 Taças Associação de Futebol do Porto

8 comentários:

dragao vila pouca disse...

Paulo mesmo num dia difícil não podia deixar de vir aqui falar num grande craque do nosso clube.
Hernâni - que eu vi era muito novo - tinha tudo e só não foi mais considerado, porque lá está, era do F.C.Porto.
Um abraço

Paulo Moreira disse...

Tenho que agradecer todos os seus comentários em todos os posts dos jogadores.
Abraço e obrigado

dragao vila pouca disse...

Meu caro amigo eu continuarei a vir ao seu blog com todo o gosto comentar, mas ao outro blog onde você posta, não vou mais.
Se aquilo é um blog de um portista, eu de certeza que não sei o que é ser portista.
Um abraço

Maestro disse...

PARA QUANDO UMA BIOGRAFIA DO lEMOS?

Paulo Moreira disse...

maestro, para breve. Não há assim muita informação do Lemos mas é um jogador que também quero ter aqui.

Anónimo disse...

O FCP TEVE UM DEFESA CENTRAL INTERN.JUNIOR QUE FOI DO CANDAL PARA O BENFICA NO TEMPO DO SNR CABRITA NOS ANOS 60(PINTO MOREIRA)TAMBEM NINGUEM FALA NO ETERNO ADJUNTO DE PEDROTO (ANTONIO MORAIS)E O SERAFIM O LEMOS 0 PAULA.

Luis Ferreira da Silva disse...

O meu saudoso avô,deu tudo pelo nosso clube,serviu-o com muita dedicaçao e amor á camisola,para muitos e para mim tambem,o melhor jogador portugues de sempre. Um grande bem haja ao senhor Paulo Moreira por esta bonita homenagem.
Luis Nuno Ferreira da Silva

Anónimo disse...

O grande Hernâni do FCPorto fui crescendo com meu pai a contar-me histórias sobre ele tendo na nossa casa fotos dele e o Poster do FCPorto da Época de 1958/59 em que fomos campeões ; hoje recordo com saudade esse Portismo de meu pai ; que o passou a mim incluindo o nome de Hernâni . Abraços Azuis. Hernâni Rocha Açores.