3 de julho de 2011

Nuno Espírito Santo

Nuno Herlander Simões Espírito Santo nasceu no dia 25 de Janeiro de 1974 em São Tomé, São Tomé e Príncipe.
Com 18 anos integrou o plantel principal do V. Guimarães para a temporada de 1992/93. Foi posteriormente emprestado durante uma época ao S.C. Vila Real para voltar ao clube vimaranense na temporada seguinte onde actuou durante mais dois anos tendo começado a despertar a cobiça de vários clubes, nacionais e estrangeiros. Mas o próximo destino de Nuno foi Espanha. No país vizinho jogou seis temporadas e representou o R.C. Deportivo da Coruña, Mérida U.D. e C.A. Osasuna.
No verão de 2002 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 2 de Setembro de 2002 no Estádio do Bessa onde os portistas visitaram e venceram o Boavista F.C. por 1-0, num jogo a contar para a 2ª jornada do Campeonato Nacional de 2002/03.
No seu primeiro ano de azul e branco, Nuno sagrou-se Campeão Nacional, conquistou a Taça de Portugal (competição onde marcou um golo de penalti contra o Varzim S.C. na vitória portista por 7-0), e venceu a Taça UEFA.
A temporada que se seguiu trouxe mais vitórias. Começou com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, seguiu-se a revalidação do Título de Campeão Nacional e terminou com a saborosa conquista da Liga dos Campeões em Gelsenkirchen ao derrotar o A.S. Mónaco por 3-0 na final.
2004/05 Começou igual à temporada anterior, com a vitória da Supertaça Cândido de Oliveira, em Dezembro o F.C. Porto, na qualidade de Campeão Europeu, rumou ao Japão para medir forças com o C.D. Once Caldas, Campeão Sul-Americano. Aos 103 minutos, Nuno foi chamado para substituir Vítor Baía e teve dessa forma inesperada a responsabilidade de defender a baliza portista no desempate por penaltis que o F.C. Porto acabaria por vencer por 8-7 e dessa forma conquistou o troféu Intercontinental.
Na época seguinte, Nuno transferiu-se para o F.K. Dínamo de Moscovo, para voltar a Portugal no início de 2007 onde representou o C.D. Aves.
Regressou ao F.C. Porto em 2007/08 para jogar mais três temporadas e onde voltou a sagrar-se Campeão Nacional por duas vezes, conquistou também duas Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
No final da época de 2009/10 colocou um ponto final na sua carreira de jogador.
Nuno Espírito Santo jogou 6 temporadas de Dragão ao peito, conquistou 13 Títulos e disputou 60 jogos oficiais.
Na temporada seguinte fez parte da equipa técnica do seu antigo treinador, Jesualdo Ferreira, no Málaga C.F., tendo-se seguido o Panathinaikos A.O. Em 2012/13, assumiu o comando técnico do Rio Ave F.C. Na temporada de 2013/14 conduziu o clube de Vila do Conde à final da Taça da Liga e à Final da Taça de Portugal. Em 2014/15 rumou a Espanha para comandar o Valencia C.F. tendo deixado o clube espanhol em Novembro de 2015.
Em Junho de 2016 regressou ao F.C. Porto para assumir o comando técnico da equipa principal dos Dragões, acabando por sair no final da temporada de 2016/17. No verão de 2017 rumou a Inglaterra para comandar o Wolverhampton Wandeders F.C. no segundo escalão do futebol inglês e levou o clube britânico à conquista do título de Campeão do Championship 2017/18. Depois de quatro temporadas as serviço do clube de Wolverhampton, assumiu o comando técnico do Tottenham Hotspur F.C. no inicio da época de 2021/22, mas foi dispensado quatro meses depois. Na temporada de 2022/23, passou a treinar os árabes do Al-Ittihad Jeddah e depois de ter vencido a Supertaça da Arábia Saudita no final da época sagrou-se Campeão da Arábia Saudita. 

Palmarés como jogador
1 Taça Intercontinental
1 Liga dos Campeões
1 Taça UEFA
5 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
3 Taças de Portugal
3 Supertaças Cândido de Oliveira

Palmarés como treinador
1 Campeonato da Arábia Saudita
1 Campeonato de Inglaterra 2ª Divisão
1 Supertaça da Arábia Saudita

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Não era um super guarda-redes, mas era uma boa alternativa e para além disso tinha o espírito do Dragão. Era muito importante no balneário. Acredito que um dia vai regressar...
Abraço

Anónimo disse...

Por se falar em... "espirito do Dragão".

Em tempos aqui fizeram efeméride ao (esse sim, com espirito de
"dragão")... WALDEMAR MOTA.

E não é que descobrimos um recorte
, que possuimos desde a sua morte, ("Norte Desportivo" de Abril/1966
).

Lá faz-se referência que o funeral
foi no Cemitério do Bonfim cujo corpo seria depositado em Jazigo de Familia (apesar de em série de blogs do género fazer referência que se encontra no Mausuléo do Clube em Agremonte - mentira).

Fizemos a respectiva "busca" e... confirmamos! Estál, de facto, no Bonfim (no último piso, virado para o... "Dragão")!

Pena que muito abandonado (a placa com o nome está partida a meio - recolocamos juntando-a)!

Nessa aqui anterior referência,até
"interveio" uma sua bisneta, Joana Mota, que agradeceu terem-se,ainda,
lembrado do bisavô!

Mas agora, gostaria de dizer-lhe que ele, WALDEMAR MOTA tem estado de facto esquecido mas não pelos
... portistas!

Será que poderia haver hipótese de se repetir a efeméride? Mais não fosse para um desejado "despertar de consciência"dos seus familiares!

Muito grato!

Anónimo disse...

O melhor período do Nuno como futebolista foi no Guimarães. Estava a jogar muito! Acho que se desaproveitou um grande redes, quando esteve "exilado" uma pancada de anos em Espanha e sem jogar.

Anónimo disse...

Por acaso acho que o Nuno comprometeu um pouco quando foi chamado a jogar pelo Porto, mas quando era preciso intervir no banco quando os ânimos aqueciam até dava bastante jeito...

RS