4 de maio de 2008

Alenichev

Dmitri Anatolievic Alenichev nasceu no dia 20 de Outubro de 1972 em Veliki Luki, Rússia.
Começou a sua carreira de futebolista Professional em 1990 no modesto F.C. Mashinostroitel Pskov. Em 1991 ingressou no F.K. Lokomotiv de Moscovo, onde se manteve até 1993. Em 1994 mudou-se para o F.K. Spartak de Moscovo onde ficou até 1998, foi no emblema moscovita que conquistou os primeiros títulos da sua carreira ao vencer por quatro vezes o campeonato russo e por duas vezes a Taça da Rússia. Em 1997 foi eleito o jogador do ano. As boas exibições no clube Russo, valeram-lhe a transferência para o A.S. Roma de Itália, onde jogou durante duas épocas. Em 1999/00 foi emprestado ao A.C. Perugia.
Na temporada de 2000/01 ingressou no Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 9 de Agosto de 2000 no Estádio Constant Vanden Stock, em Bruxelas, onde os portistas defrontaram o R.S.C. Anderlecht no jogo da 1ª mão da 3ª eliminatória da Liga dos Campeões de 2000/01, jogo que os belgas venceram por 1-0.
Na primeira temporada venceu a Taça de Portugal ao derrotar o Marítimo S.C. por 2-0 na final, tendo sido o autor do segundo golo do jogo.
A temporada de 2001/02 começou com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira depois de levar de vencido o Boavista F.C. por 1-0.
Em 2002/03, os portistas dominaram e conquistaram o Campeonato Nacional, Venceram a Taça de Portugal ao derrotar na final o União de Leiria por 1-0 no estádio do Jamor. Mas o ponto alto da época foi a Final da Taça UEFA que o F.C. Porto disputou contra o Celtic F.C. em Sevilha e onde ganhou por 3-2, com Alenichev a marcar o segundo golo dos Dragões.
Na temporada seguinte Alenichev sagrou-se Bi-Campeão e venceu a Supertaça Cândido de Oliveira, mas a principal conquista da época aconteceu em Gelsenkirchen, na Alemanha, onde se disputou a Final da Liga dos Campeões, com o F.C. Porto a derrotar o A.S. Mónaco por 3-0 e mais uma vez com um golo de Alenichev. O jogador Russo tornou-se um dos poucos jogadores a marcar golos em finais internacionais consecutivas.
No final da temporada de 2003/04 Dmitri Alenichev deixou o F.C. Porto. Jogou de Dragão ao peito durante quatro épocas, disputou 129 jogos oficiais, marcou 23 golos e conquistou 8 Títulos.
Na temporada seguinte regressou ao seu pais de origem e ingressou no F.K. Spartak de Moscovo onde terminou a sua brilhante carreira de futebolista no dia 4 de Maio de 2008.
Alenichev representou a Selecção da Rússia por 55 vezes e marcou 6 golos. esteve presente no Campeonato do Mundo de 2002 e no Campeonato da europa de 2004.
Em 2011 abraçou a carreira de treinador. Começou por comandar a formação de sub-19 da Selecção russa, ingressou depois no F.K. Arsenal Tula e no inicio da temporada de 2015/16 assumiu o comando do F.K. Spartak Moscovo, tendo levado o clube moscovita ao título de Campeão da Russia em 2016/17. Em 2017/18 mudou de ares para treinar o F.C. Yenisey.
No dia 25 de Julho de 2014 voltou a pisar o relvado do Estádio do Dragão e a vestir a camisola do Futebol Clube do Porto no jogo de homenagem e despedida de Deco.

Palmarés como Jogador
1 Liga dos Campeões
1 Taça UEFA
2 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
2 Taças de Portugal
2 Supertaças Cândido de Oliveira
3 Campeonatos da Rússia

Palmarés como Treinador
1 Campeonato da Russia

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Grande craque e jogador de grandes jogos.Um perfume intenso de génio e criatividade, com ele a bola saía sempre redondinha.A sua aquisição foi cheia de peripécias e chegou a estar perdida. Foi uma grande luta para o Russo vier para o F.C.Porto.

Um abraço

Ana disse...

Nunca me esquecerei do que ele deu pelo FCPorto. Além de excelente jogador, era muito profissional e uma voz na equipa.