5 de outubro de 2015

Danilo

Danilo Luiz da Silva nasceu no dia 15 de Julho de 1991 em Bicas no estado de Minas Gerais no Brasil.
Começou a jogar futebol nas escolas do América Futebol Clube. Depois de ter passado por todos os escalões de formação do clube de Minas Gerais, Danilo integrou o plantel principal no ano de 2009 e logo no ano de estreia como profissional sagrou-se Campeão do Brasil da Serie C. Em 2010 transferiu-se para o Santos F.C., no clube Paulista permaneceu dois anos e conquistou o Campeonato Paulista de 2011 e a Taça Libertadores da América também em 2011.
Em Julho de 2011 acertou a transferência para o Futebol clube do Porto onde chegou no inicio do ano de 2012 tendo se estreado com a camisola dos Dragões no dia 22 de Janeiro quando os portistas foram à cidade berço vencer o V.S.C. Guimarães por 3-1, numa partida a contar para a 16ª jornada do Campeonato Nacional de 2011/12.
Danilo representou o F.C. Porto durante três épocas e meia e ao longo desse tempo ajudou a conquistar o Campeonato Nacional por duas vezes e também por duas ocasiões venceu a supertaça Cândido de Oliveira.
Nos anos em que vestiu a camisola azul e branca, Danilo tornou-se num dos melhores e mais importantes jogadores do plantel portista.
De Dragão ao peito disputou 141 jogos oficiais, marcou 13 golos, e conquistou 4 Títulos.
Na temporada de 2015/16 transferiu-se para o Real Madrid C.F., no clube espanhol Danilo jogou durante duas temporadas e conquistou duas Ligas dos Campeões, venceu uma Supertaça Europeia, ganhou um Mundial de Clubes e sagrou-se Campeão Espanhol em 2016/17. Em 2017/18 transferiu-se para os britânicos do Manchester City F.C. no qual venceu a Taça da Liga de Inglaterra e se sagrou campeão inglês na sua primeira temporada nos Cityzens, na época seguinte começou por ganhar a Supertaça de Inglaterra, repetiu a vitória na Taça da Liga inglesa e voltou a conquistar o campeonato inglês. No inicio da temporada de 2019/20 foi contratado pelos italianos da Juventus F.C., sagrando-se Campeão de Itália nessa época, seguindo-se a vitória na Supertaça de Itália em 2020 e a conquista da Taça de Itália na temporada de 2020/21.
Danilo já representou a Selecção do Brasil por várias vezes. Esteve presente nos Jogos Olímpicos de 2012 e no Campeonato do Mundo de 2018.

Palmarés
1 Mundial de Clubes
2 Liga dos Campeões
1 Taça dos Libertadores da América
1 Supertaça Europeia
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
2 Campeonatos de Inglaterra
1 Campeonato de Espanha
1 Campeonato de Itália
2 Campeonatos Paulista
1 Campeonato do Brasil Serie C
1 Copa do Brasil
1 Taça de Itália
2 Supertaças Cândido de Oliveira
1 Supertaça de Inglaterra
1 Supertaça de Itália
2 Taças da Liga de Inglaterra

1 comentário:

Armando Pinto disse...

Cá está (esteve...!)um futebolista de alto valor, daqueles que um dia nos iremos honrar em dizer que foi do F C Porto, também!

Armando Pinto