13 de outubro de 2014

Manuel António

Manuel António Leitão da Silva nasceu no dia 29 de Janeiro de 1946 em Santo Tirso.
Deu início à sua carreira de futebolista nos escalões de formação do clube da sua terra, o F.C. Tirsense, até que na temporada de 1963/64 ingressou na formação sénior do Clube de Santo Tirso. Na época seguinte ingressou na Académica de Coimbra para assim poder tirar o curso de Medicina, uma paixão ainda maior do que o futebol e um sonho do seu pai que tinha uma mercearia na Rua da Industria.
Em 1965/66 chegou ao Futebol Clube do Porto. O então presidente portista, Cesário Bonito teve que desembolsar cerca de 800 contos para Manuel António poder vestir a camisola azul e branca. Foram três as temporadas em que serviu o F.C. Porto, com o momento alto a ser a vitória da Taça de Portugal de 1967/68. Conquistou também a Taça Associação de Futebol do Porto de 1965/66.
Nas temporadas que esteve nas Antas, Manuel António disputou 64 partidas e apontou 41 golos. Apesar de ter deixado a cidade de Coimbra nunca deixou os livros de lado e aproveitou todos os tempos livres nos estágios e nas viagens para estudar já que levava na bagagem os calhamaços que iriam fazer dele um médico famoso.
Em 1968/69 regressou à Académica de Coimbra para deixar os estudantes apenas no final da época de 1976/77. Nos nove anos em que permaneceu no clube dos estudantes foi o melhor marcador do Campeonato Nacional de 1968/69 e sagrou-se Campeão Nacional da II Divisão da época de 1972/73.
Em 1977/78 transferiu-se para a U.D. Leiria onde colocou um ponto final na sua carreira de futebolista no final dessa mesma temporada.
Abraçou depois a carreira de médico tendo chegado a Director do Serviço de Oncologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra e Presidente do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia de Coimbra.

Palmarés
1 Taça de Portugal
1 Campeonato Nacional II Divisão (Portugal)
1 Taça Associação de Futebol do Porto

fonte: A Bola

Sem comentários: