8 de agosto de 2016

José Lino Moreira

José Lino Moreira foi um futebolista que passou pelo Futebol Clube do Porto no final da década de 40.
Filho de António Lino Moreira (guarda-redes da equipa portista que venceu o Campeonato de Portugal em 1921/22, assim como vários Campeonatos do Porto), José Lino vestiu a camisola dos Dragões durante as temporadas de 1948/49 e 1949/50.
A estreia teve lugar no Campo da Constituição no dia 19 de Setembro de 1948, quando o F.C. Porto recebeu e venceu o Elvas C.A.D. por 3-1, uma partida a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional de 1948/49.
Nas duas temporadas em que José Lino esteve ao serviço dos portistas, disputou 16 partidas oficiais e marcou 4 golos.
Apesar de não ter vencido nenhum título oficial, José Lino marcou presença na digressão a Angola que os Dragões fizeram no verão de 1949. Uma digressão que englobou a disputa de dez partidas contra várias equipas angolanas em Benguela, Leopoldeville, Lobito, Luanda, Nova Lisboa e Sá da Bandeira. Uma viagem que estava destinada a ser feita de avião mas que acabou por se fazer de barco, no paquete Império. Os portistas venceram todos os jogos e foram presenteados com o Troféu Salvador Correia de Sá, uma homenagem feita pelo F.C. Luanda.
No final da temporada de 1949/50 José Lino Moreira deixou o F.C. Porto.

5 comentários:

Armando Pinto disse...

Parabéns por esta refrerência, que não tem sido feita em muitos sítios. Aliás com algumas confusões que por vezes se lêm. Mas aqui, sim, gosto (como se diz no facebbok). Demonstrando nisto, afinal, conhecimentos e muita dedicação portista.
Armando Pinto

Mariana Lino Moreira disse...

É o meu avo <3

Faço ainda referencia de que o meu avo após deixar o futebol ainda chegou a jogar hóquei, mas infelizmente os joelhos não acompanharam a sua energia pela vida fora..

Sei de um episodio, num jogo de antigos jogadores, FCPorto vs Leixões SC, em que ambos os clubes convidaram o meu avo para jogar mas ele optou pelo que fez o convite primeiro (já não me recordo por qual jogou).. Entrou penso que na 2a parte, sacou a bola antes do meio campo, fintou uns três ou quatro jogadores, fintou o guarda redes, e quando ia a chutar para o golo....faltou-lhe as "canetas"..

Orgulho no meu velhinho, de olho azul e cabelo branquinho. Muito bom ver isto hoje, sábado fará 3 anos que o meu anjo partiu, mas todos na família recordamos com muito amor e carinho o grande Homem que ele foi e será sempre na nossa memoria e <3

Mariana Moreira disse...

Pelo que o meu pai me disse agora, a fotografia não está correta. Se quiser podemos enviar-lhe fotografia correta e fotografia da medalha que ganhou em Luanda.

Se pretender, diga-nos o seu email e enviaremos

Paulo Moreira disse...

Boa tarde Mariana Moreira.

Já respondi ao comentário do seu pai através do Googles +. Agradeço a ajuda e a correção e se me poderem enviar a foto verdadeira ainda melhor.

Obrigado

Paulo Moreira disse...

o e-mail é o seguinte: paulomoreira74@hotmail.com