7 de março de 2016

Guarín

Fredy Alejandro Gaurín Vásquez nasceu no dia 30 de Junho de 1986 em Puerto Boyacá na Colômbia.
Começou a jogar futebol numa pequena equipa do seu bairro, o Patriots Football Club de Tunja. Passou depois para o Cooperamos Tolima e de seguida para o Deportes Tolima. Seguiu-se em 2002 o Atlético Huila, que foi o primeiro clube profissional onde jogou.
Em 2004 assinou o seu primeiro contrato de futebolista com o C.D. Envigado Fútbol Club, um contrato que durou três anos.
Na época de 2005/06 viajou para a Argentina onde foi representar o C.A. Boca Juniors e foi no clube de Buenos Aires que conquistou os primeiros títulos da sua carreira ao vencer o Torneio Clausura 2005, o Torneio Apertura 2006 e a Taça Sul-Américana de 2006.
Na temporada seguinte embarcou com destina a Europa para jogar no A.S. Saint-Étienne Loire.
Em 2008/09 transferiu-se para o Futebol Clube do Porto.
Nos Dragões, Guarín permaneceu durante três épocas e meia. Participou em 106 partidas e marcou 20 golos. Foi por três vezes Campeão Nacional, venceu três Taças de Portugal e também três Supertaças Cândido de Oliveira, mas o ponto alto da sua carreira foi a conquista da Liga Europa, onde fez a assistência para o seu compatriota, Radamel Falcao, marcar o único golo da vitória com que os portistas venceram o S.C. Braga na Final disputada no Aviva Stadium no dia 18 de Maio de 2011.
Em Janeiro de 2012 rumou a Itália para ingressar no F.C. Inter Milão por empréstimo, no entanto o clube italiano acabou por acionar o acordo de preferência para ficar com Guarín na sua equipa, com o colombiano a ser um dos jogadores mais importantes na equipa dos transalpinos. Já em Janeiro de 2016 transferiu-se para o Shanghai Greenland Shenhua F.C.

Palmarés
1 Liga Europa
1 Taça Sul-Americana
3 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
3 Taças de Portugal
3 Supertaças Cândido de Oliveira
1 Torneio Clausura (Argentina)
1 Torneio Apertura (Argentina)

Sem comentários: