10 de fevereiro de 2014

Coelho da Costa

Coelho da Costa foi mais um dos grandes jogadores que passaram pelo Futebol Clube do Porto nos primeiros anos de vida do clube.
Durante seis temporadas vestiu a camisola azul e branca (desde 1923/24 a 1928/29).
A estreia na equipa principal dos Dragões teve lugar no Campo Grande em Lisboa no dia 8 de Junho de 1924, numa partida a contar para a final do Campeonato de Portugal que os algarvios do S.C. Olhanense venceram.
Na segunda época ao serviço dos Dragões conquistou o Campeonato de Portugal, tendo apontado o segundo golo na final em que os portistas derrotaram o Sporting C.P. por 2-1, numa partida realizada em Viana do Castelo, no Campo de Monserrate.
Conquistou também o Campeonato do Porto em todas as temporadas que vestiu a camisola azul e branca.
No dia 5 de Abril de 1926, Coelho da Costa voltou a viver um dia glorioso. O F.C. Porto recebeu e venceu por 3-2 os germânicos do Verein Razenspiele Furth, campeão da Baviera, que em Lisboa venceu todos os jogos que por lá disputou.
Depois de deixar o F.C. Porto, no final da temporada de 1928/29, Coelho da Costa ingressou no S.L. Benfica, onde jogou mais seis épocas tendo conquistado o Campeonato de Portugal de 1929/30, o Campeonato de Lisboa e a Taça Associação de Futebol de Lisboa, ambas em 1932/33.

Palmarés
2 Campeonatos de Portugal
6 Campeonatos do Porto
1 Campeonato de Lisboa
1 Taça Associação de Futebol de Lisboa

fonte: A Bola

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais um que, como campeão pelo FCP, consta da História do F C Porto, o que é suficiente para ser relembrado. Só foi pena ter depois passado para os tipos mais detestáveis, do que que existe com as cores do diabo...