25 de fevereiro de 2013

Artur Freire

Artur Freire foi um dos principais jogadores que vestiram a camisola do Futebol Clube do Porto durante a década de 1920.
Jogador feito nas escolas do clube, Artur Freire estreou-se na equipa principal dos Dragões no dia 17 de Junho de 1923, num jogo a contar para o Campeonato de Portugal da temporada de 1922/23 em que o F.C. Porto defrontou o Sporting C.P. em Coimbra, tendo os lisboetas vencida a partida das meias-finais por 3-0.
Mais fundamental foi a sua contribuição para a conquista do Campeonato da temporada de 1924/25, conquistado em Viana do Castelo, no campo de Monserrate e depois de uma vitória por 2-1 sobre o Sporting C.P.
esteve durante cinco temporadas ao serviço do F.C. Porto e também conquistou por cinco vezes o Campeonato do Porto.
Depois de deixar o futebol dedicou-se à carreira de Professor primário. Mais tarde foi ainda jornalista e chegou mesmo a redactor do Jornal de Noticias.

Palmarés
1 Campeonato de Portugal
5 Campeonatos do Porto

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Este nome, confesso, não é daqueles que sobre o qual já tenha lido, é um nome para o Armando Pinto, RPA e outros catedráticos da história portista.

Abraço

Anónimo disse...

Mais um futebolista que ficou na História do F C Porto, graças a seu percurso contemporâneo de históricas vitórias pioneiras. Contudo, pese fazer parte dos primeiros títulos alcançados, não costuma ser muito referenciado literariamente em relatos de recordações respeitantes a esses temas. Mas é efetivamente um dos heróis dos tempos das balizas às costas... e consta do rol de campeões Portistas!