28 de dezembro de 2015

Humaitá

Newton Lourenço Nascimento, mais conhecido por Humaitá, nasceu no dia 12 de Abril de 1940 no Brasil.
No inicio da temporada de 1959/60 ingressou no Futebol Clube do Porto, tendo se estreado com a camisola azul e branca no jogo da 2ª jornada do Campeonato Nacional em que os Dragões receberam e venceram no Estádio das antas o V. Guimarães por 3-2, com Humaitá a apontar o segundo golo da sua equipa.
Humaitá apenas esteve ao serviço do F.C. Porto nessa temporada de 1959/60, tendo somado 23 partidas disputadas (20 para o Campeonato Nacional e 3 para a Taça de Portugal) e apontado 13 golos (10 para o Campeonato Nacional e 3 para a Taça de Portugal).
Ajudou a conquistar uma Taça Associação de Futebol do Porto e a nível de jogos de carácter particular venceu a Taça Cândido de Oliveira que os portistas conquistaram depois de baterem o C.F. Belenenses por 6-5 no conjunto dos dois jogos.
No final da época de 1959/60, Humaitá deixou o F.C. Porto.

Palmarés
1 Taça Associação de Futebol do Porto

2 comentários:

Armando Pinto disse...

Este futebolista, cujo nome despertava atenção, apesar de ter estado pouco tempo no F C Porto, ficou com cartel - como me recordo de durante anos ouvir o nome dele, quando eu era pequeno e ele já não andava pelas Antas há muito. Sinal de ter granjeado simpatias e admiração.
Armando Pinto
Memória Portista

Anónimo disse...

Marcou um dos golos do empate nas Antas frente ao Benfica (com este a vencer por 0-2 a 5 m do fim); o outro golo seria obtido pelo saudoso Luis Roberto, também ele brasileiro que deixou muitas saudades sendo campeão.