13 de agosto de 2012

Lourenço

José Lourenço Ferreira Barbosa nasceu no dia 16 de Setembro de 1921 em Paranhos, Porto.
Vestiu a camisola do Futebol Clube do Porto entre as temporadas de 1942/43 a 1947/48.
A estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 11 de Outubro de 1942 no Campo do Bessa, onde os portistas venceram o Boavista F.C. por 3-0, numa partida a contar para a 1ª jornada do Campeonato do Porto da época de 1942/43.
Venceu o Campeonato do Porto por cinco vezes e por uma ocasião a Taça Associação de Futebol do Porto. Disputou 117 partidas oficiais e apontou 64 golos.
Lourenço viu o seu nome ficar associado a vitórias importantes dos Dragões, tais como em Valência onde os portistas venceram por 1-0 a equipa local e principalmente no dia 6 de Maio de 1948 quando no estádio do Lima os ingleses do Arsenal F.C., rotulados como melhor equipa do mundo, saíram derrotados por 3-2 e assim Lourenço e os restantes jogadores azuis e brancos escreveram uma das mais gloriosas paginas da historia do F.C. Porto.
Depois de deixar os Dragões, Lourenço ingressou no Boavista F.C., clube pelo qual se sagrou Campeão Nacional da II Divisão e mais tarde no Sporting Clube da Cruz, onde terminou a sua carreira.
Lourenço faleceu no dia 9 de Dezembro de 2011.

Palmarés
5 Campeonatos do Porto
1 Taça Associação de Futebol do Porto

1 comentário:

Armando Pinto disse...

Lembro-me de em pequeno ouvir o nome dele a amigos adultos já Portistas. A pontos que, quando soube que havia um Lourenço no Sporting (um que mais tarde esteve entre os selecionados ao Mundial de 66), pensando que era o mesmo, fiquei a detestá-lo... Mas, depois quando passei a interessar-me pela História do FCP voltei a admirá-lo, naturalmente - ficando a saber que ele foi um dos heróis da vitória sobre o Arsenal. Tal como fiquei com melhor ideia ainda ao ler o livro da Caravana da Saudade, sobre a primeira digressão Portista a África.E tudo o mais...