17 de maio de 2009

Miguel Arcanjo

Miguel Arcanjo Arsénio de Oliveira nasceu no dia 13 de Maio de 1932 em Nova Lisboa, Angola.
Foi um excelente defesa-central, dotado de boa técnica e sentido posicional, muito querido dos adeptos do Futebol Clube do Porto onde militou durante 12 anos.
Ingressou no clube com apenas 19 anos, pouco depois, foi vítima de um problema na vista que ter-lhe-ia interrompido a carreira, não fosse a intervenção pronta e cuidada de Cesário Bonito, médico de profisssão e presidente do F.C. Porto. Com efeito, Cesário Bonito foi responsável pela operação à retina que em 1951 salvou Miguel Arcanjo da cegueira. O angolano viria a ser um dos maiores jogadores do F.C. Porto.
A sua estreia com a camisola portista aconteceu no dia 1 de Novembro de 1953 no Campo dos Arcos em Setubal onde os Dragões empataram 1-1 com os sadinos numa partida a contar para 5ª jornada do Campeonato Nacional da época de 1953/54.
Mas só com a chegada do treinador Dorival Yustrich atingiu o objectivo de singrar no futebol português. A época de 1955-56, com a obtenção da "dobradinha" (Campeonato Nacional e Taça de Portugal), foi o ponto de partida para a grande carreira de Arcanjo. Formou com Virgílio e Osvaldo Cambalacho um trio defensivo fantástico.
Na época 1956/57 o F.C. Porto participou na 2ª edição da Taça dos Clubes Campeões da Europa, como Campeão Português em título (1955/56). Os dragões defrontaram o Athletic Club Bilbao e Miguel Arcanjo alinhou em ambos os jogo da eliminatória, na estreia dos Dragões em provas da UEFA.
Na temporada 1958/59 voltou a ser campeão, com Béla Guttmann, numa defesa em que sobressaía ao lado de Virgílio, Barbosa e do polivalente Monteiro da Costa. Conquistou ainda a Taça Associação de Futebol do Porto por oito vezes.
Nas 12 temporadas que representou o F.C. Porto, Miguel Arcanjo disputou 316 jogos oficiais e conquistou 12 Títulos.
Miguel Arcanjo foi internacional em 9 vezes e jogou na fase de qualificação da Selecção para o Mundial de 1966, em Inglaterra. Ao invés dos seus colegas de clube, Américo, Festa e Custódio Pinto, não esteve na fase final da competição.

Palmarés
2 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
2 Taças de Portugal
8 Taças Associação de Futebol do Porto

elaborado por Fernando Moreira

13 comentários:

RicFCP disse...

Miguel Arcanjo não é do meu tempo... nunca o vi jogar e só conheço pelo que li e pelo que me dizem. Fazendo parte da "equipa maravilha" de Yustrich, e estando no FCP durante 14 épocas, é concerteza porque foi um dos grandes jogadores que vestiram a nossa camisola.

Diz-me o meu pai que está ao nível dos melhores na história do clube, na linha dos grandes centrais que o nosso Porto sempre teve.

PS: Se alguém me conseguir dizer quantos jogos o Miguel Arcanjo realizou pelo FCP, eu agradecia...e se fossem por época ainda melhor :)

Cumprimentos

dragao vila pouca disse...

Acho que ainda o vi jogar, mas era tão pequeno e já foi há tanto tempo, que sinceramente não me lembro dele como jogador. Sei pelos mais velhos, que era excelente, um central de grande classe, que não foi escolhido para o Mundial de 1996, porque os jogadores do Sporting e do Benfica, que eram os únicos que contavam - apenas o Festa, que de facto, era um lateral-direito de grande categoria, foi capaz de se impor.

Daqui por 40 anos, os miúdos dessa altura, vão ter tudo sobre as estrelas de agora...desse tempo -Miguel Arcanjo -, não temos quase nada...

Um abraço

Um abraço

Anónimo disse...

Senhor RicFCP:
Quando comecei a elaborar o texto sobre o Miguel Arcanjo, fiz diversas pesquisas para rastear toda a carreira do jogador no FC Porto. Há muito pouco sobre este excelente jogador (de que ainda me lembro nos anos 60). E nisso se inclui informação sobre jogos disputados. Contudo, consegui obter o que abaixo indico, ainda que diga respeito apenas a jogos do Campeonato. Por isso não inclui na biografia (publicada no excelente blog do Paulo) esta informação. Para si, aí vai.
----------Miguel Arcanjo---------
---Jogos no Campeonato Nacional---
Época -- Jogos realiz. - Jornadas
1955-56......25............26
1960-61......21............26
1961-62......25............26
1962-63......26............26
1963-64...... 7............26
1964-65......15............26
1965-66...... 0............26

Foi o que se arranjou. Espero que compreenda.
Um abraço.
Fernando Moreira

RicFCP disse...

Só para agradecer ao Sr. Fernando Moreira por disponibilizar a informação que solicitei, dentro do possível.

Muito obrigado

El Abuelo disse...

Hola. Mi página "Fanáticos por el fútbol" se está renovando, prepárate para el gran cambio que está por venir, este 1 de junio verás el cambio de mi página porque cumple un año. Saludos.

www.amantesalfutbol.blogspot.com

Te espero el 1 de junio

Cualquier pregunta sobres los grandes cambios déjenme un comentario en : www.lomejordelecuador.blogspot.com

JL disse...

Conheci o filho do Miguel Arcanjo há 5 anos no CAFEÍNA. Ele trabalhava lá na altura. Não me lembro do nome próprio dele. Sei que a chefe de sala do Cafeína, na altura, era a Romy.

Se alguém se lembrar do nome dele e souber o seu contacto, por favor avise-me.
Obrigado

Anónimo disse...

O nome dele é Pedro, e está entre Londres e o Porto.
No Porto vive perto da Constituição, uma das suas paralelas, ponto de referência o Lima 5
Espero tenha sido útil

Unknown disse...

Olá! segundo informações que tenho,o Miguel Arcanjo de Oliveira é meu tio avó, irmão da minha avô paterna, entretanto falecida, Andreza de Oliveira. Sempre tive curiosidade em conhecer este meu lado familiar que, infelizmente, nunca me foi próximo e mal conheço. Nem sei se ainda é vivo. se alguém me der uma pista, agradeço. o meu e-mail é heraclitop@yahoo.com.br

Obrigado!

nunodaniel disse...

Olá, Carlos.
O Miguel Arcanjo já faleceu há cerca de 23 anos. Sou sobrinho -neto dele, a sua mulher é irmã da minha falecida avó.
Se precisar de mais informações, contacte-me.
Cumprimentos, Nuno Lopes

nunodaniel disse...

Olá, Carlos.
Sou sobrinho-neto do Miguel Arcanjo, da parte da sua mulher (irmã da minha avó).
Ele faleceu há cerca de 23 anos, infelizmente.
Se quiser mais informações, esteja à vontade para me contactar.
Nuno Lopes

antónio ferreira disse...

Como atleta de atletismo do FC Portom entre 1969 e 1974, conhecio senhor Miguel Arcanjo, que, já depois de ter terminado a carreira, passava pelo Estádio das Antas para fazer alguma preparação física. Eu era um miúdo e ele um homem maduro. Afável, sempre disponível para conversar. Um cavalheiro.
Paz à sua alma.

Unknown disse...

Olá Nuno Lopes.
Até onde seo sou família do falecido Miguel Arcanjo meu avô irmão da mãe da minha mãe, no entanto não conhecemos ninguém da família e estamos com uma vontade muito grande. TeM o contacto de algum parente directo dele? Agradeço.
Meu e-mais paula_yolanda@Yahoo.com.br

miguel1946 disse...

Conheci Miguel Arcanjo enquanto jogador e os seus filhos, Miguel e Pedro, amigos dos meus filhos, em particular o Pedro, que vou encontrando de vez em quando.