2 de janeiro de 2017

Correia


João da Silva Correia nasceu no dia 27 de Maio de 1927 em Peniche.
Foi no nos escalões de formação do G.D. Peniche que começou por jogar futebol, até que na temporada de 1946/47 integrou o plantel principal do clube da sua terra. As boas exibições com a camisola do G.D. Peniche despertaram o interesse dos melhores clubes de Portugal e foi sem grande surpresa que acabou por rumar à cidade do Porto.
Em 1950/51 chegou ao Futebol Clube do Porto.
A estreia com a camisola azul e branca aconteceu no dia 10 de Dezembro de 1950 no jogo da 13ª jornada do Campeonato Nacional, quando os portistas receberam e venceram o G.D. Estoril Praia por 4-2 no Campo da Constituição.
Correia esteve ao serviço dos Dragões durante quatro temporadas, entre 1950 e 1953 e depois na época de 1955/56. Efectuou 45 partidas oficiais.
Apesar de o F.C. Porto ter vencido o Campeonato Nacional de 1955/56, Correia não pode ver o seu nome na lista dos Campeões Nacionais já que não participou em nenhuma partida, mas foi um dos jogadores que foi utilizado na caminhada até à Final da Taça de Portugal que os portistas venceram ao derrotar o S.C. União Torreense por 2-0, na primeira Taça de Portugal que o F.C. Porto ganhou.
Correia viveu ainda grandes momentos enquanto jogador do F.C. Porto, como no dia 28 de Maio de 1952 quando esteve presente na Inauguração do Estádio das Antas, quatro dias mais tarde foi um dos titulares no primeiro jogo oficial no novo estádio, os Dragões receberam o Sporting C.P. no jogo da 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal de 1951/52, tendo vencido por 2-0 com os dois golos a serem apontados por Diamantino.
Na temporada de 1956/57, Correia transferiu-se para o F.C. Penafiel onde jogou durante mais algum tempo.
Em 1964 imigrou para o Canadá onde continuou a jogar futebol no Luso Canadian Association, onde depois foi massagista e treinador.
João Correia faleceu no dia 15 de Agosto de 2012 aos 85 anos.

Palmarés
1 Taça de Portugal

7 comentários:

Anónimo disse...

Este senhor é meu avô . Infelizmente faleceu a 15 de agosto de 2012 com 85 anos. É um prazer para mim e todos os membros mais jovens verem os feitos deste homem retratados com tanto afinco e dedicação. Bem haja ! Invicta <3
Fátima Joaquim

Unknown disse...

através da minha filha Fátima vim conhecer o seu trabalho. O meu pai, João da Silva Correia felizmente viveu uma bela vida e nos deixou com recordações o qual podemos sorrir mil vezes ao dia....alegra me imenso e fico desde já muito muito grata pelo seu trabalho em recordar estes grandes jogadores que por feitos de não estarem na "linha" certa por vezes são esquecidos ou postos um pouco mais atras de outros. O futebol fez sempre parte da vida do meu pai, pois depois de imigrar para o Canada em 1964 foi jogador, massagista e treinador para homens e crianças do clube Luso Canadian Association em Kitimat BC.......Infelizmente a vida do meu pai apagou-se sedo aos 85 anos pelo malvado cancro que se tinha marcado presença no corpo dele, morreu rodeado pela esposa, filhas, genro e netos no dia 15 de Agosto de 2012 as 23:48...........Um homem gentil, amoroso, brincalham que fez sorrir e deu conforto a todos que lhe passaram pela vida....Love you dad

Anónimo disse...

O Sr. Joao Correia foi o meu treinador de futebol em Kitimat, British Columbia, Canada, nos anos 70 e 80 quando eu era miudo. Alem de ser um excelente treinador, tambem foi um grande amigo dos meus pais e toda a familia, tao amigos que eu sempre considerei-o, e a sua esposa, como tios. Tal como indicado pela sua filha, foi um senhor exemplar, nao so como treinador, mas tambem como homem de familia e de fe, sempre demostrando um bom exemplo aos outros, incluindo centenas de jovens jogadores de futebol em Kitimat e a regiao norte de British Columbia. Foi um exemplo que tratei de seguir como pai, ja que hoje em dia sou pai de filhos de 21 e 18 anos de idade. Um grande treinador e, mais importante, uma grande pessoa que deixou grandes marcas na minha vida e na vida de muitos jovens futebolistas no Canada, tanto luso canadianos como outros de descendencia distinta. Aproveito esta oportunidade, em nome de centenas de jogadores de Kitimat que durante aquelas decadas trabalharam com ele, de agradecer ao F.C. Porto por ter incluido esta referencia ao Sr. Joao Correia no site do clube. Mike Verde, Ottawa, Ontario, Canada

Paulo Moreira disse...

Obrigado a todos os familiares e amigos do Sr. João Correia pelos comentários. São comentários como esses deixados aqui que fazem com que este trabalho de recordar antigos jogadores seja gratificante.

Anónimo disse...

Eu conheci o seu trabalho atraves da minha mãe, sou neta e é um orgulho ver como o meu avô marcou a vida das pessoas e poder recorda lo desta forma. O meu avô o homem da minha vida, e sempre será. Love you avô, sou do Porto em homenagem a ele e nunca irei abandonar o clube🙏

Anónimo disse...

Eu conheci o seu trabalho atraves da minha mãe, sou neta e é um orgulho ver como o meu avô marcou a vida das pessoas e poder recorda lo desta forma. O meu avô o homem da minha vida, e sempre será. Love you avô, sou do Porto em homenagem a ele e nunca irei abandonar o clube🙏
Dominique Correia ❤️

Anónimo disse...

Avô que sempre nos metia nos felizes
Dominique Correia