5 de junho de 2011

Fernando Perdigão

Fernando Julio Perdigão nasceu no dia 11 de Novembro de 1932 em Lourenço Marques, Moçambique.
Começou a sua carreira desportiva no clube da sua terra, o Clube Desportivo de Lourenço Marques.
No início da temporada de 1952/53 chegou ao Futebol Clube do Porto.
Além de um excelente futebolista, Fernando Perdigão era também praticante de atletismo, nesta ultima modalidade e ainda júnior, foi recordista de saltos em altura e Campeão Nacional já na categoria de sénior.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 22 de Abril de 1953 no Estádio Municipal de Coimbra onde o F.C. Porto empatou 1-1 com a Académica, numa partida a contar para a 21ª jornada do Campeonato Nacional da época de 1952/53.
Representou o F.C. Porto durante onze temporadas tendo-se sagrado Campeão Nacional em 1955/56 e 1958/59. Conquistou também por duas vezes a Taça de Portugal nas épocas de 1955/56 e 1957/58.
Venceu também a Taça Associação de Futebol do Porto por seis vezes (1956/57, 1957/58, 1959/60, 1960/61, 1961/62 e 1962/63).
Foi um dos títulares da equipa portista que participou pela primeira vez nas competições europeias ao defrontar o Athletic Club Bilbao, num jogo a contar para a 1ª eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus na época de 1956/57.
Perdigão representou a Selecção Nacional de futebol numa altura em que eram raros os jogadores do F.C. Porto a terem essa honra.
No final da década de 60 regressou a Moçambique e ao C.D. Lourenço Marques no qual ainda jogou mais alguns anos, terminou a sua carreira de jogador-treinador no Clube Desportivo Indu-Português.
Voltou mais tarde para Portugal, foi viver para a cidade de Aveiro onde faleceu no dia 16 de Fevereiro de 2007.

Palmarés
2 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
2 Taças de Portugal
6 Taças Associação de Futebol do Porto

9 comentários:

dragao vila pouca disse...

Nunca vi jogar, mas daqueles tempos, dois nomes me ficavam sempre, nas conversas que tinha com os mais velhos: Hernâni e Perdigão. Não sei porquê...

Um abraço

Anónimo disse...

Um futebolista que já não chegei a ver jogar, naturalmente, mas de quem muito ouvia falar na minha meninice, como um virtuso da bola.

Nuno Góis disse...

Que trabalho o vosso gente! :) excelente mesmo!

SOMOS PORTO! :D

Pedro Múrias disse...

O senhor Fernando Perdigão foi vizinho dos meus avós e era por eles descrito como um Gentleman, com uma postura simples e anti vedeta. As pessoas mais idosas com quem falo falam com saudades deste senhor como um jogador de técnica refinada, cerebral e um virtuoso na Arte do Futebol. Parabéns pelo excelente trabalho deste blog.

Unknown disse...

Boa tarde tenho o gosto de o conheser como amigo e treinador nos iniciados de oliveirinha em aveiro muito caracter grande jogador e grande amigo nunca heide esquecer que descanse em paz .

Pedro Múrias disse...

O Senhor Fernando Perdigão faria hoje 90 Anos. Foi um Genial Jogador de Futebol, representando o FCP de 1952 a 1964, na Posição de Ponta Esquerda. Foi um Atleta Eclético, sendo em 1952 Campeão Nacional em Salto em Altura e Bateu o Recorde Nacional de Séniores. é um Dos Nomes Imortais do nosso FCP!

Carlos disse...

Jogador de técnica muito refinada, nesse aspecto era do melhor que havia na altura em Portugal

Albano disse...

Naquela equipa do FCP Hernâni e Perdigão eram os mais dotados tecnicamente. O Perdigão talvez até um pouco superior nesse aspecto, mas o Hernâni era muito mais completo, era o melhor jogador.

Little Boy disse...

Grato a todos pelas palavras que referem a meu pai, parabéns pelo blog, Rui Perdigão