21 de março de 2010

Walsh


Michael Anthony Walsh nasceu no dia 13 de Agosto de 1954 em Chorley, Lancarshire; Republica da Irlanda.
Estreou-se como profissional na época de 1973/74, com 19 anos, no Blackpool F.C. clube onde permaneceu durante cinco temporadas e onde marcou 72 golos em 180 partidas disputadas, o que lhe valeu a transferência em 1978/79 para o Everton F.C. No entanto no clube de Liverpool acabou por não ser feliz e na época seguinte mudou-se para o Queens Park Rangers F.C.
Em 1980/81 chegou ao Futebol Clube do Porto. Vestiu a camisola dos Dragões durante seis temporadas onde apontou muitos golos, alguns deles importantes como o que marcou na Ucrânia frente ao F.C. Shakthar Donetsk para os quartos-de-final da Taça dos Vencedores das Taças de 1983/84 e que valeu a passagem do F.C. Porto às meias-finais da prova.
No total das seis temporadas em que representou o F.C. Porto, Walsh venceu dois Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, quatro Supertaças Cândido de Oliveira e duas Taças Associação de Futebol do Porto.
Em 1986/87 transferiu-se para o S.C. Salgueiros, seguiu-se o S.C. Espinho em 1987/88 e na época seguinte representou o Rio Ave F.C., onde terminou a sua carreira de futebolista.
Walsh teve também oportunidade de representar a Selecção da Irlanda por 21 ocasiões onde apontou 3 golos, um deles contra a U.R.S.S. que valeu a vitória dos irlandeses por 1-0 e que deu a qualificação para o Mundial de Futebol de 1986 no México.
Mike Walsh é actualmente agente de jogadores e esteve directamente ligado à transferência de Paulo Ferreira do V. Setúbal para o FC Porto em 2002.

Palmarés
2 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
4 Supertaças Cândido de Oliveira
2 Taças Associação de Futebol do Porto

4 comentários:

Dragão Azul Forte disse...

Michael Walsh foi um exímio cabeceador e a grande contratação do presidente Américo de Sá, em 1981. Walsh é, também, muito lembrado pela história dos gémeos. É que de uma assentada nasceram-lhe, no Porto, 4 filhos! É caso para dizer: goleador e "multiplicador" nato!

Armando Pinto disse...

Bons tempos... Mais com uns Gomes, Jacques, Vermelhinho e outros que tais....
Agora, neste momento, depois da derrota da taça da cerveja, não devo acrescentar nada que todos não sintamos... Por isso, para desanuviar, apenas digo que coloquei hoje, domingo à noite, um artigo no meu blogzito de distração

http://www.longara.blogspot.com/

a tentar retemperar o ânimo de quem melhor conheço. Estava para ser, dentro do mesmo tema, mas de outro modo e feitio. Assim vistas as coisas, teve de ser como foi e é...
Agora, nem sei o que dizer mais.
Um abraço

dragao vila pouca disse...

Caro Paulo, excelente cabeceador, mas que perdeu protagonismo quando Pedroto chegou. Naquela equipa do Zé do Boné, não chegava ser só bom de cabeça, era preciso ter bons pés e aí, o irlandês, ficava a perder.

Um abraço

Numero Dez disse...

O Blog Settore Offensivo procura alguém que esteja interessado em fazer parte do painel defendendo as cores do F.C.Porto num espaço em que se fala sobre os 3 grandes do futebol Português, Liga Espanhola, Italiana e Inglesa e outros tantos motivos de interesse. Aproveita visita e vota nos 23 para o Mundial da África do Sul!

Settore Offensivo