21 de março de 2010

Walsh

Michael Anthony Walsh nasceu no dia 13 de Agosto de 1954 em Chorley, Lancarshire; Republica da Irlanda.
Começou a jogar futebol no clube da sua terra, o Chorley F.C. até chegar a profissional com 18 anos, na época de 1972/73. Na temporada seguinte mudou de ares e passou a vestir a camisola do Blackpool F.C. clube onde permaneceu durante cinco temporadas e onde marcou 72 golos em 180 partidas disputadas, o que lhe valeu a transferência em 1978/79 para o Everton F.C., no entanto no clube de Liverpool acabou por não ser feliz e na época seguinte mudou-se para o Queens Park Rangers F.C. onde jogou durante dois anos.
no início da época de 1980/81 chegou ao Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 21 de Setembro de 1980 no Estádio do Bessa onde os portistas venceram o Boavista F.C. por 1-0, numa partida a valer para a 5ª jornada do Campeonato Nacional de 1980/81.
Representou o F.C. Porto durante seis temporadas onde apontou muitos golos, alguns deles importantes como o que marcou na Ucrânia frente ao F.C. Shakthar Donetsk para os quartos-de-final da Taça dos Clubes Vencedores das Taças de 1983/84 e que valeu a passagem do F.C. Porto às meias-finais da prova.
No total das seis épocas em que jogou de azul e branco, Walsh venceu dois Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, três Supertaças Cândido de Oliveira e duas Taças Associação de Futebol do Porto. disputou 123 jogos oficiais e marcou 56 golos.
Em 1986/87 transferiu-se para o S.C. Salgueiros, seguiu-se o S.C. Espinho em 1987/88 e na época seguinte representou o Rio Ave F.C., onde terminou a sua carreira de futebolista.
Walsh teve também oportunidade de representar a Selecção da Irlanda por 21 ocasiões onde apontou 3 golos, um deles contra a U.R.S.S. que valeu a vitória dos irlandeses por 1-0 e que deu a qualificação para o Mundial de Futebol de 1986 no México.
Mike Walsh é actualmente agente de jogadores e esteve directamente ligado à transferência de Paulo Ferreira do V. Setúbal para o FC Porto em 2002.

Palmarés
2 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
3 Supertaças Cândido de Oliveira
2 Taças Associação de Futebol do Porto

3 comentários:

Dragão Azul Forte disse...

Michael Walsh foi um exímio cabeceador e a grande contratação do presidente Américo de Sá, em 1981. Walsh é, também, muito lembrado pela história dos gémeos. É que de uma assentada nasceram-lhe, no Porto, 4 filhos! É caso para dizer: goleador e "multiplicador" nato!

Anónimo disse...

Bons tempos... Mais com uns Gomes, Jacques, Vermelhinho e outros que tais....
Agora, neste momento, depois da derrota da taça da cerveja, não devo acrescentar nada que todos não sintamos... Por isso, para desanuviar, apenas digo que coloquei hoje, domingo à noite, um artigo no meu blogzito de distração

http://www.longara.blogspot.com/

a tentar retemperar o ânimo de quem melhor conheço. Estava para ser, dentro do mesmo tema, mas de outro modo e feitio. Assim vistas as coisas, teve de ser como foi e é...
Agora, nem sei o que dizer mais.
Um abraço

dragao vila pouca disse...

Caro Paulo, excelente cabeceador, mas que perdeu protagonismo quando Pedroto chegou. Naquela equipa do Zé do Boné, não chegava ser só bom de cabeça, era preciso ter bons pés e aí, o irlandês, ficava a perder.

Um abraço