18 de abril de 2011

Azumir

Azumir Luis Casimiro Veríssimo nasceu no dia 7 de Junho de 1935 no Rio de Janeiro, Brasil.
Começou por jogar futebol no Madureira S.C. Passou depois pelo Bangu A.C., C.R. Flamengo, Botafogo F.R., Fluminense F.C. e C.R. Vasco da Gama.
Em 1961 ingressou no Futebol Clube do Porto. A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 5 de Novembro de 1961 no Estádio Padinha em Olhão onde os portistas empataram 1-1 com o S.C. Olhanense, num jogo que valeu para a 5ª jornada do Campeonato Nacional da temporada de 1961/62. Campeonato onde Azumir foi o melhor marcador com 23 golos apontados. Foi assim o primeiro jogador do F.C. Porto a vencer a “Bola de Prata”. Os golos que apontou é que não chegaram para levar os Dragões à conquista do campeonato que ficaram a 2 pontos do Sporting C.P.
Na época seguinte, Azumir voltou a ser o melhor marcador da equipa com 17 golos, que infelizmente não chegaram para voltar a vencer o troféu de melhor artilheiro do campeonato.
Em 1963/64 Azumir apenas marcou 3 golos em 5 partidas disputadas.
Nas três temporadas em que representou o F.C. Porto venceu por três vezes a Taça Associação de Futebol do Porto. Disputou 76 jogos oficiais e marcou 71 golos.
Em 1964/65 rumou ao S.C. Covilhã. Seguiu-se o F.C. Barreirense, clube que representou durante duas temporadas e na época de 1967/68 ingressou no C.D. Beja. Passou ainda pelo F.C. Tirsense onde terminou a sua carreira.
Faleceu no dia 2 de dezembro de 2012 no Rio de Janeiro, após doença prolongada.

Palmarés
3 Taças Associação de Futebol do Porto

11 comentários:

dragao vila pouca disse...

Azumir, como é óbvio, não conheci, mas dizam-me que foi um avançado razoável.
Foi o primeiro jogador do F.C.Porto a ganhar a bola de prata?

Um abraço

Paulo Moreira disse...

Caro dragao vila pouca, é verdade. A "Bola de Prata" começou em 1952/53 com o Matateu do Belenenses a ganhar.
Depois do Azumir o F.C. Porto só voltou a ganhar em 1976/77 com o Gomes.

Anónimo disse...

VOTE NO FCPORTO NO BLOG:

http://www.montemor-evora-arraiolos.blogspot.com/

PEÇO O FAVOR DE DIVULGAREM SFF.OBRIGADO

Daniel Gonçalves disse...

Com o devido respeito pelo proprietário do blog, Paulo Moreira, mas penso que o Azumir não foi o primeiro jogador do FC Porto a ser o melhor marcador do Campeonato, não tenho aqui o meu arquivo, mas se não me engano já o Costuras tinha sido o melhor marcador no campeonato em 1938 ou 39, e o avançado Kordnya - do post anterior - também foi o melhor marcador do campeonato em 1940.

Daniel Gonçalves disse...

Peço desculpa pelo meu comentário anterior, só agora percebi que se refere à Bola de Prata, de facto houve melhores marcadores no campeonato nos anos 30 e 40, mas a Bola de prata só começou nos anos 50 como refere o Paulo Moreira.

Anónimo disse...

« mas dizam-me que foi um avançado razoável »


Razoável? Excepcional!

Para mim melhor só... JARDEL!

Houve o JABURÚ, o FLÁVIO (do mesmo estilo), e o DJALMA e agora (de estilo diferente)e nem estes foram ou são razoáveis mas também... excepcionais!

Razoáveis foram o HUMAITÁ, o SALIM (lembram-se?), o ARTUR o PENA, enfim, só para se "falar" em alguns brasileiros.

Paulo Moreira disse...

Daniel Gonçalves, sim referia-me apenas ao vencedor do troféu "Bola de Prata".

rogério paulo almeida disse...

"Bola de Prata" é um prémio concedido pelo jornal afecto à propaganda do regime, de nada vale. Não tem sequer (ou não deveria ter) qualquer vínculo oficial. Quem organiza as provas são a FPF e posteriormente a Liga.

Veja-se o triste exemplo que aconteceu em 1990/91. Domingos foi o Melhor Marcador do Campeonato. Mas o regime, através do seu órgão oficioso, tratou, em cima do joelho, nesse mesmo fim-de-semana em que Domigos marca 4 golos ao Guimarães na última jornada, de retirar um golo ao nosso Domingos num dos jogos anteriores frente ao Beira Mar nas Antas, inventando depoimentos que juravam que tinha sido auto-golo aveirense, quando foi claro que o autor tinha sido Domingos, tendo como objectivo dar o prémio a outro, que todos sabemos bem quem foi e porquê.

A "Bola de Prata" não diz nada, não vale nada, nem sequer é oficial.

Uma curiosidade... vejam dois ou três golos que foram atribuídos a cardozo na temporada passada e digam-me de vossa justiça. Já nem refiro os 3 ou 4 golos anulados por off-side inexistente a Falcao e ainda o 5º amarelo inventado. A conjugação de tudo isso mostra que algo parecido estava para acontecer, caso fosse necessário. O cardozo tinha que ganhar o prémio.

Abraço

Anónimo disse...

VOTE NO F.C.PORTO PARA VENCER A LIGA EUROPA EM:

http://www.montemor-evora-arraiolos.blogspot.com/

PEÇO O FAVOR DE DIVULGAREM SFF.OBRIGADO

Dragão Azul Forte disse...

Numa quadra bem gorda (fruto das nossas retumbantes vitórias) uma Boa Páscoa para o amigo P. Moreira e Família.

Abraços.
F. Moreira

Paulo Moreira disse...

Caro Rogério Paulo Almeida, concordo consigo mas dizem os mais antigos que nos anos 50 e 60 o jornal "A Bola" era muito diferente daquilo que é actualmente.

Fernando Moreira obrigado e Boa Páscoa para si, toda a sua familía e também para todos os que visitam este espaço.

Abraço