5 de julho de 2009

Lucho González

Luis Oscar González (Lucho), nasceu no dia 19 de Janeiro de 1981 em Buenos Aires na Argentina.
Com 14 anos iniciou-se no futebol nas camadas jovens do Club Atlético Huracán, e na temporada de 1998/99 fez a sua estreia na equipa principal, permanecendo no clube do globo até ao final da época de 2001/02. Em 2002 transferiu-se para o C.A. River Plate onde desde cedo começou a ser um dos jogadores mais influentes da equipa e onde se sagrou Campeão do Torneio Clausura em 2003 e 2004.
No início da temporada de 2005/06 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 21 de Agosto de 2005 no Estádio do Dragão quando os portistas receberam e venceram o C.F. Estrela da Amadora por 1-0, num jogo que valeu para a 1ª jornada do Campeonato Nacional de 2005/06.
Lucho depressa se tornou um dos principais jogadores portistas chegando mesmo a ser capitão. Nessa sua primeira época de azul e branco, sagrou-se Campeão Nacional, conquistou a Taça de Portugal e foi o melhor marcador da equipa.
Na sua segunda época ao serviço do F.C. Porto, voltou a vencer o Campeonato Nacional, ao que juntou a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira.
Em 2007/08 foi novamente Campeão Nacional.
Na época de 2008/09 voltou a conquistar o Campeonato Nacional e venceu a Taça de Portugal ao derrotar na final o F.C. Paços de Ferreira por 1-0.
Em 2009/10 rumou a França para jogar pelo Olympique Marselha, clube com que se sagrou Campeão de França em 2009/10, venceu por duas vezes a Supertaça de França e ainda a Taça da Liga por 3 vezes.
Em Janeiro de 2012 regressou ao Futebol Clube do Porto e voltou a sagrar-se Campeão Nacional.
Já no inicio da temporada de 2012/13, ajudou os portistas a conquistar a Supertaça Cândido de Oliveira e no final dessa temporada voltou a sagrar-se Campeão Nacional.
Na temporada seguinte começou por vencer de novo a Supertaça Cândido de Oliveira, mas em Janeiro deixou os Dragões para rumar ao Catar.
ao serviço do F.C. Porto, Lucho González conquistou 12 Títulos, disputou 241 jogos oficiais e marcou 62 golos.
Em Janeiro de 2014 passou a vestir a camisola do Al-Rayyan Club, onde disputou 26 partidas oficiais. Em Junho de 2015 regressou à Argentina e ao C.A. River Plate, um regresso feliz já que praticamente um mês depois de voltar a vestir a camisola dos "Millonarios" venceu a Taça dos Libertadores da América e também a Taça Suruga Bank. Em Setembro de 2016 viaja para o Brasil para ingressar no Club Athletico Paranaense, onde conquistou a taça Sul-Americana em Dezembro de 2018 e de novo a Taça Suruga Bank em Agosto de 2019.
Em Maio de 2021, colocou um ponto final na sua brilhante carreira de futebolista.
Depois de ter pendurado as chuteiras, Lucho González foi treinador-adjunto no C.A. Paranaense. Em Agosto de 2022, tornou-se no principal treinador do Ceará S.C. lugar que ocupou durante dois meses.
Lucho González representou ainda a Seleção da Argentina por 45 vezes e marcou 7 golos. Esteve presente no Jogos Olímpicos de 2004 onde conquistou a Medalha de Ouro, na Copa América de 2004 e de 2007 e ainda esteve no Campeonato do Mundo de 2006.

Palmarés
1 Medalha de Ouro Olímpica
1 Taça dos Libertadores da América
1 Taça Sul-americana
2 Taças Suruga Bank
6 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
2 Campeonatos da Argentina
1 Campeonato de França
2 Taças de Portugal
3 Supertaça Cândido de Oliveira
1 Supertaça de França
3 Taça da Liga de França

7 comentários:

RicFCP disse...

Bem pensado isso de colocar o Lucho agora, que acabou de saír. Acaba por ser uma espécie de homenagem que "el comandante" bem merece.

Este argentino conseguiu, com a sua qualidade e postura, juntar o seu nome à galeria de notáveis/históricos deste grande clube. Faltou um título europeu, mas esses não se conseguem todos os dias!

Em relação à sua (indiscutível) qualidade futebolística não vale a pena falar (todos o vimos jogar), fica a referência para o profissionalismo e para o papel importante que terá tido na integração dos outros sul-americanos que foram chegando ao longo dos 4 anos que esteve no clube.

dragao vila pouca disse...

Grande jogador, grande profissional e grande homem...mas a vida continua, pois no F.C.Porto é assim há mais de 30 anos.

Aprendi a não ficar demasiado incomodado, quando em 1980, no auge do Verão quente, eu e mais dois amigos, estivemos no campo do Inatel em Pereiró e pedimos ao Oliveira para não sair. Ele saiu, foi para o Penafiel e mais tarde para o Sporting...O F. C.Porto continuou e começou a ganhar com uma regularidade impressionante e eu, a partir daí, comecei a ter outra perspectiva das saídas, mesmo dos nossos melhores jogadores.

Um abraço

El Abuelo disse...

Hola. Muy buen blog, te felicito. Sigue adelante. Visita el mío y deja tu coment para saber lo que opinas. Tu opinión es importante porque nos ayuda a mejorar nuestra calidad. Muchas gracias y esta es la página:

www.unidosporeldeporte.blogspot.com

Saludos

Portuense-Portista disse...

Digo o mesmo que o Vila Pouca. Não fico incomodado com as saídas, até porque a verdade é que os jogadores vão mas o clube fica sempre. E já sabemos que vêm sempre grandes jogadores, portanto não há preocupações.
Mas temos que reconhecer que Lucho foi dos melhores que já tivemos e que vai ser dificil arranjar outro.
Só lhe desejo sorte para o futuro.

Anónimo disse...

Classe. É a palavra que o define. Um líder nato, pela presença, pela personalidade, pelo trato.

Anónimo disse...

O Lucho voltou e o futebol do Porto mudou, além de que conseguimos ganhar mais vezes. Acho que vi contigo a estreia do Lucho a marcar no Dragão oh Paulo... contra o Espanhol, não?

Paulo Moreira disse...

É provável.