5 de junho de 2017

Ângelo Faria

Ângelo Vasconcelos Silveira Faria nasceu na ilha do Terceira, nos Açores.
Foi um futebolista português que representou o Futebol Clube do Porto durante a década de 40.
Ingressou nos Dragões na temporada de 1947/48 e estreou-se no jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional quando no Campo da Constituição os portistas receberam e venceram o Elvas C.A.F. por 4-0.
Ângelo Faria representou o F.C. Porto durante duas temporadas, tendo disputado oito partidas oficiais e ajudou a conquistar a Taça Associação de Futebol do Porto em 1947/48.
Em jogos de carácter particular esteve presente no dia 19 de Outubro de 1947 quando os Dragões foram a Espanha defrontar o Valência C.F., os portistas regressaram a casa depois de terem vencido os campeões espanhóis por 1-0, com o golo de Catolino a carimbar o triunfo.
No final da época de 1949/50, Ângelo Faria deixou o F.C. Porto e regressou aos Açores onde ainda jogou no S.C. Lusitânia de Angra do Heroísmo.

Palmarés
1 Taça Associação de Futebol do Porto

5 comentários:

Anónimo disse...

Deixando o F C Porto voltou aos Açores donde è natural e onde veio a representar o Lusitania ate ao fim da sua carreira...H Rocha Açores

Anónimo disse...

Um pequeno erro.. nasceu na ilha do Faial Açores
H Rocha Açores

Paulo Moreira disse...

H Rocha, obrigado pela correcção.

Anónimo disse...

Sr Paulo Moreira ,peço-lhe imensa desculpa por o ter induzido em erro quanto ao atleta Ângelo Faria ,embora ele sendo Açoriano não nasceu em nenhuma dessas ilhas mas sim na Ilha Terceira onde começou por jogar no Lusitânia de Angra do Heroísmo tendo ido para o FCPorto em 1947 voltando depois em 49/50 ao Lusitânia onde terminou a carreira em 1957 tornando-se treinador por cá na ilha.Um abraço e mais uma vez desculpa.Hernâni Rocha

Paulo Moreira disse...

Hernâni Rocha, obrigado pelo reparo.
Se tiver mais alguma informação sobre o Ângelo Faria, ou outro jogador, é sempre bem vinda.
Abraço