5 de abril de 2009

Monteiro da Costa

António Henrique Monteiro da Costa nasceu no dia 20 de Agosto de 1928 em S.Paio de Oleiros.
Um dos chamados "pau para toda a obra", jogador polivalente, ocupou todas as posições excepto a de guarda-redes.
Alinhou frequentemente como defesa-central, evidenciando segurança e qualidade. Outras posições em que tinha alto rendimento eram as de médio-ofensivo ou avançado. Concretizava inúmeros tentos nas balizas adversárias e, nos treze anos em que serviu o F.C. Porto (1949 a 1962), só no campeonato fez 72 golos em 270 jogos.
Depois de ter representado o S.C. Espinho (1946/48) e o U.D. Oliveirense em 1948/49, foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 9 de Outubro de 1949 no Campo da Constituição onde o F.C. Porto venceu o Elvas C.A.D. por 1-0, numa partida a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional da época de 1949/50.
Em Janeiro de 1951 foi o herói da extraordinária vitória por 2-0, sobre o S.L. Benfica, no Campo Grande em Lisboa, pois marcou ambos os golos.
Actuou nas equipas excepcionais que, nos anos 50, ganharam 2 Campeonatos Nacionais e 2 Taças de Portugal. Colaborou com vários treinadores entre os quais os campeões Yustrich e Guttmann, jogou com excelentes futebolistas como Barrigana, Virgílio, Miguel Arcanjo, Osvaldo Cambalacho, Pedroto, Carlos Duarte, Jaburu, Carlos Vieira e Hernâni.
O seu nome figura na lista dos "capitães" mais carismáticos da história do Futebol Clube do Porto. Foi de uma entrega e dedicação inexcedíveis, nada regateando ao seu amado clube.
Foi ainda um dos jogadores titulares que na época de 1956/57 fez parte da equipa do F.C. Porto que se estreou nas competições europeias ao defrontar os espanhóis do Athletic Club Bilbao na 1ª eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Após a carreira de futebolista, nele perdurou a disponibilidade para ajudar o F.C. Porto. Em momentos difíceis da equipa aceitou comandá-la, como treinador (em parte das épocas 1974/75 e 1975/76).
António Henrique Monteiro da Costa faleceu no dia 2 de Outubro de 1984 e encontra-se sepultado no cemitério de Arcozelo.

Palmarés
2 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
2 Taças de Portugal
5 Taças Associação de Futebol do Porto

elaborado por Fernando Moreira

17 comentários:

Anónimo disse...

Está sepulado em Jazigo de Família no Cemitério de Arcozelo (Santa Ma ria de Adelaide).

Grande capitão a que se lhe compara
ram o Virgílio, o Hernãni, o C Pin to, o Pavão, Rolando, o Oliveira, o João Pinto, o Jorge Costa e... mais nenhum até hoje.

dragao vila pouca disse...

Não posso dizer muito de Monteiro da Costa. O que sei é apenas de aquilo que li e ouvi, dos mais velhos e que tu fazes referência no post. Outros tempos, em que as condições não eram, nem de perto nem de longe, como as de hoje, mas a raça e a alma, do Dragão já germinava e M.da Costa é um excelente exemplo disso.

Um abraço

Anónimo disse...

Será possível alguém informar onde nasceu Monteiro da Costa?
Muito obrigado.
Fernando Moreira
fmoreiramm@gmail.com

Sérgio de Oliveira disse...

Monteiro da Costa , à época ,
era o pulmão do F.C.Porto .
Grande jogador !

Drakonyaz disse...

António Henrique Monteiro da Costa, nasceu em São Paio de Oleiros a 20-08-1928.
Carreira como jogador: Sp. Espinho (46-48) - Oliveirense (48-49) - FC PORTO (49-62).

Anónimo disse...

Correio da Manhã, Jornal de Negócios, Record, Automotor, Máxima, Pcguia, Rotas e Destinos e Semana Informatica devem ser excluídos por todos aqueles portistas que os consomem.

Xavi disse...

Boa tarde,

Alguém me pode confirmar se ele tinha um irmão chamado Carmindo?

Santos

camapaco disse...

Monteiro da Costa para além de jogador integro do FCP, foi um HOMEM que passou pelo Salgueiros e que para além de treinar os séniores, treinava com muito orgulho os júniores do Salgueiros, cuja foto da equipa e nomes está reproduzida no blogue:http://unidosaosalgueiros.blogspot.com.
Os treinos do júniores começavam ás 7horas da manhã e, a essa hora Monteiro da Costa já esperava por nós, equipado a correr á volta do Velho campo do Salgueiros -Engº Vidal Pinheiro. Como Homem transmitiu valores que ainda hoje os guardo e revelo com muita admiração e honra de lhe ter chamado Mister.
Obrigado sr. Monteiro da Costa

Anónimo disse...

Para o Xavi.
Sim, o Monteiro da Costa tinha dois irmãos, o Carmindo e o josé(meu bis-avô), além da irmã Francisca

Guilherme Monteiro da Costa disse...

Para além do José, do Carmindo e da Francisca, tinha também um outro irmão, muito doce aliás, de seu nome Manuel, carinhosamente conhecido por Tio Neca, que viveu quase toda a sua vida no Brasil.

Dorinda Monteiro da Costa disse...

É com mt orgulho e emoção que leio estes comentários sobre o "meu Pai", passados tantos anos ainda é recordado como um ícone do FCP, realmente foi um futebolista exemplar e de grande versatilidade, portista de corpo e alma, um líder dentro das 4 linhas, em cada jogo suava a camisola, e a sua máxima "sê na vida o que és no desporto" acompanhava-o na vida de trabalho, na sociedade e na família,nunca abdicando dos seus valores e princípios como Homem, esse o legado mais precioso que nos foi transmitido. Obrigado
p.s.-Há mais um irmão de nome Olímpio

Alfredo Monteiro da Costa disse...

Sou filho de António Monteiro da Costa.
Somos uma família com grande orgulho da vida e do testemunho dos nossos Pais. Pena que tenham partido tão cedo, mas o tempo que aqui viveram foram maravilhosos.
Monteiro da Costa foi um grande exemplo. É um homem que perdura ao longo dos tempos e que com a sua linda mulher construíram o que de bom tem a vida. Curiosamente Monteiro da Costa ainda detem o recorde de golos marcados ao Benfica. sempre teve boas relações com os adversários, mas 1º estava o seu FCPORTO.

Felipe Lembo Monteiro Esteves da Costa disse...

Boa tarde! Sou um dos 4 netos do Carmindo , irmão do jogador, que viveu no Brasil. Até hoje meu pai guarda um livreto muito antigo contado a história de seu tio. Abraço a todos os primos de Portugal.

Unknown disse...

O autor nao mencionou na lista de jogadores o guarda_redes Pinho que tambem foi campeao com Monteiro da Costa.

Unknown disse...

Para alem de um amigo que me levava ao futebom tanto no porto como no paços de ferreira um Senhor pbrigada Amigo.


CIÊNCIBOL disse...

O Meu saudoso primo dizia de Monteiro da Costa coisas extraordinárias, lembro de uma em específico : "Monteiro da Costa tinha 20 pulmões e 10 Coaracões, dava tudo pelo seu clube, era um craque e um símbolo azul e branco" claro que com as palavras do meu primo...

Anónimo disse...

AFINAL, EM QUE ANO FALECEU ESSA LENDA DO F. C. PORTO?