19 de outubro de 2015

Celso Matos

Celso Luis de Matos nasceu no dia 1 de Agosto de 1947 no Rio de Janeiro, Brasil.
Chegou a Portugal no verão de 1969 para ingressar no Boavista F.C. ficando no emblema axadrezado até ao final da época de 1971/72.
Em 1972/73 transferiu-se para o Futebol Clube do Porto.
A estreia pelos Dragões aconteceu no dia 11 de Setembro de 1972 no Estádio das Antas no primeiro jogo do Campeonato Nacional de 1972/73, na recepção ao Sporting C.P. e onde o clube leonino levou os dois pontos da vitória.
Nessa temporada de 1972/73, foi um dos jogadores do plantel que mais jogos disputou com 25 para o Campeonato Nacional, 3 para a Taça de Portugal e 5 para a Taça dos Clubes Campeões Europeus, quando os portistas chegaram pela primeira vez na história à 3ª eliminatória de uma competição europeia.
Na época seguinte apenas foi utilizado em 7 partidas e todas a contar para o Campeonato Nacional. no final dessa época deixou as Antas. Em 1974/75 voltou ao clube do Bessa onde jogou mais duas temporadas. Nessas duas épocas os boavisteiros eram treinados por José Maria Pedroto, com António Morais a adjunto e Hernâni Gonçalves como preparador físico. Celso fez assim parte de umas das melhores equipas do Boavista F.C. e onde venceu a Taça de Portugal nessas duas temporadas em que retornou ao Bessa.
Em 1976/77 Celso regressa ao F.C. Porto, muito por culpa de José Maria Pedroto que também voltava às Antas, junto com a sua equipa técnica, para orientar os Dragões.
Logo nessa época Celso ajuda os portistas a conquistar a Taça de Portugal, nove anos depois da última vitória na prova. Na temporada seguinte chega o tão ansiado título de Campeão Nacional que à dezanove anos fugia ao F.C. Porto.
No final da temporada de 1977/78, Celso deixou os portistas. Nas quatro épocas em que esteve ao serviço dos Dragões realizou 87 jogos oficiais e apontou 1 golo que foi no jogo da 23ª jornada do Campeonato de 1972/73 quando o F.C. Porto empatou 1-1 no terreno do V. Guimarães.
Em 1978/79 Celso uma vez mais volta ao Boavista F.C., na temporada seguinte regressa ao Brasil e vai jogar no Goias E.C. onde termina a sua carreira de futebolista.
Celso Matos vestiu também a camisola da Selecção Nacional já que se nacionalizou português, fez três jogos por Portugal com a estreia a acontecer em 1976 no Estádio das Antas onde Portugal saiu derrotado por 2-0 com a Polónia. Depois ainda jogou contra a Dinamarca e num particular contra a França, em Paris.

Palmarés
1 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)
3 Taças de Portugal

2 comentários:

Anónimo disse...

Morreu após intervenção cirurgica ao coração...

Unknown disse...

Conseguem informar-me da data de morte? (para um estudo sobre a longevidade dos jogadores)

Agradecida,
Inês Marques