4 de fevereiro de 2013

Floriano Pereira

Floriano Pereira foi um dos principais futebolistas que representou o Futebol Clube do Porto no início da sua existência.
Na década de 1910 ajudou a conquistar a Taça José Monteiro da Costa, o Campeonato do Norte, Campeonato do Porto e ainda algumas Taças, como a da Associação de Futebol do Porto, Taça de Honra, Taça Jornalistas Sportivos e Taça Salão Sport.
Em 1920, no dia 4 de abril, alinhou na equipa que em Lisboa derrotou pela primeira vez o S.L. Benfica, por 3-2. Com golos de Alexandre Cal e Joaquim Reis.
Fez parte do plantel portista que venceu o primeiro Campeonato de Portugal organizado no país na temporada de 1921/22.
Na época de 1924/25, quando era já capitão de equipa, voltou a ajudar os Dragões a repetir o triunfo no campeonato português.
Floriano Pereira, tal como Vidal Pinheiro e o escocês Harrison, foram os três jogadores portistas chamados para a Iª Grande Guerra. Dos três, apenas Floriano Pereira e Harrison tiveram a sorte de regressarem. Vidal Pinheiro não teve a mesma sorte e perdeu a vida no massacre que as tropas portuguesas sofreram na noite do dia 8 para 9 de abril de 1918.

Palmarés
2 Campeonatos de Portugal
9 Campeonatos do Porto
2 Taças Associação de Futebol do Porto

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Herói do F.C.Porto e de Portugal, um campeão, portanto.

Abraço

Anónimo disse...

Nome conhecido, de tanto lermos a História do F C Porto, obviamente. E por ter visto a sua cara por fotos de reportagens quando em 1968 houve um ato de homenagem aos então ainda (que estavam) vivos dos campeões de 1921/22, em plena sala-museu do FCP, ficando-me sempre nos olhos a imagem dos 5 sobreviventes, nesse tempo, a posar junto à Taça Monumental...
Foto essa que já coloquei num dos meus blogues, há tempos.