2 de junho de 2014

Pinto Vieira

Francisco Pinto Vieira nasceu no dia 18 de Outubro de 1929 em Gondomar.
Estreou-se no mundo do futebol com 16 anos nos juniores do Futebol Clube do Porto. A estreia na equipa principal dos Dragões aconteceu quando tinha 18 anos, numa partida particular contra o S.C. Espinho. No dia 23 de Outubro de 1949 realizou o seu primeiro jogo oficial como sénior no campo da Constituição, contra o Lusitano de Vila Real de Santo António, com os portistas a vencerem os algarvios por 8-2.
Pinto Vieira, que jogava na posição de médio, esteve quatro temporadas no F.C. Porto tendo realizado 56 partidas e apontado um golo na vitória dos Dragões por 2-1 quando visitaram o S.C. Covilhã na 22ª jornada do Campeonato Nacional de 1950/51.
Pinto Vieira marcou ainda presença na inauguração do Estádio das Antas no dia 28 de Maio de 1952.
No final da época de 1953/54 deixou o F.C. Porto.

3 comentários:

Anónimo disse...

Faleceu recentemente; está sepultado em mafamude.

Fez carreira no SC Braga e temos imagem dele nos Veteranos do FC Porto nos idos anos 80 do século passado.

Apesar de quarentão via-se q teria sido grande jogador; a exemplo do Ferreirinha que também alinhava c/ ele nesses jogos.

Que saudades...

Armando Pinto disse...

Um dosa históricos que nos habituamos a ver nas equipas em que entravam Barrigana, Carvalho e seus colegas que víamos com olhos de grande admiração, pelo que se ouvia falar deles. num mundo de importância em quer o F C Porto era já tido nesses idos anos de mio do século XX.

Armando Pinto disse...

... dos históricos... (e) meio do século...