4 de janeiro de 2016

João Cal

João António Gonçalves Cal foi um dos primeiros atletas que vestiram a camisola do Futebol Clube do Porto.
Praticante de Atletismo e também de Ténis, João Cal foi também futebolista nas primeiras equipas formadas pelos Dragões.
Desde 1910 ligado ao F.C. Porto, João Cal jogou futebol até 1916 tendo dessa forma ajudado à conquista da primeira taça do clube, a Taça Clube União do Norte. Esteve ainda ligado à vitória na Taça José Monteiro da Costa tal como aos primeiros campeonatos do Porto que o clube conquistou, assim como a Taça Associação de Futebol do Porto.
Associação de Futebol do Porto que foi fundada em 1912 por João Cal e também por Joaquim Pereira da Silva, ambos em representação do F.C. Porto e por José António Afonso Barbosa e Hernâni Soares da Rocha em representação do Leixões S.C.
Mesmo depois de deixar de praticar futebol, esteve sempre ligado ao F.C. Porto como dirigente, tendo sido Primeiro Secretário da Direção.
Seguiu a carreira no exército onde chegou a Capitão de Engenharia.

Palmarés
2 Campeonatos do Porto
1 Taça Associação de Futebol do Porto

1 comentário:

Armando Pinto disse...

Outro personagem da história do F C Porto cujo nome despertava atenção, no estudo preciso da história portista, e sobretudo como nome hiistórico por ter ficado associado à criação da AFP.
Armando Pinto
Memória Portista