31 de janeiro de 2010

Quaresma

Ricardo Andrade Quaresma Bernardo nasceu no dia 26 de Setembro de 1983 em Lisboa.
Começou por jogar futebol aos 7 anos no Desportivo Domingos Sávio de Campo de Ourique. Aos 13 anos mudou para os sub-15 do Sporting C.P. e na temporada de 2000/01, com 17 anos estreou-se na equipa principal. Na época seguinte, ainda em Alvalade, sagrou-se pela primeira vez Campeão Nacional e conquistou a sua primeira Taça de Portugal. A temporada de 2002/03 apenas trouxe a vitória na Supertaça Cândido de Oliveira, no entanto no final dessa época apareceu o F.C. Barcelona que o levou para Espanha, no clube da Catalunha não se conseguiu impor, perdeu a confiança do treinador e acabou por deixar blaugranas no final dessa temporada de 2003/04.
No início da época de 2004/05 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 20 de Agosto de 2004 no Estádio Cidade de Coimbra, onde os portistas venceram o S.L. Benfica por 1-0, no jogo da Supertaça Cândido de Oliveira de 2004/05. A estreia de Quaresma não poderia ter sido melhor já que foi ele o autor do golo que valeu a conquista do troféu.
Depois da vitória na Supertaça Cândido de Oliveira, ajudou a conquistar a Taça Intercontinental ao vencer os colombianos do C.D. Once Caldas, Campeões Sul-Américanos. A nível nacional, foi eleito o futebolista do ano.
Na temporada de 2005/06 sagrou-se Campeão Nacional e ganhou a Taça de Portugal. Tal como no ano anterior, foi escolhido o melhor jogador nacional.
A época seguinte começou com mais uma Supertaça Cândido de Oliveira conquistada, depois dos Dragões derrotarem o V. Setubal por 3-0, e terminou com a obtenção de mais um Campeonato Nacional.
Em 2007/08 vence de novo o Campeonato Nacional, prova onde marca 8 golos.
No início da temporada de 2008/09 transferiu-se para o F.C. Inter de Milão, onde conquistou o Campeonato de Itália. Em Fevereiro de 2009 rumou a Inglaterra, emprestado pelo clube italiano, para representar o Chelsea F.C. Apenas disputou 5 encontros mas ainda esteve na vitória da Taça de Inglaterra. Em 2009/10 regressou ao F.C. Inter de Milão e voltou a vencer o Campeonato de Itália, ganhou ainda a Taça de Itália e conquistou a Liga dos Campeões. Em 2010/11 rumou à Turquia para representar o Besiktas J.K. onde conquistou a Taça da Turquia na primeira época ao serviço do clube de Istambul. Já em Janeiro de 2013 e quando não era tido em conta pelo clube turco, rescindiu o contrato e ingressou no Al-Ahli Club, do Dubai, clube que representou até ao final do ano de 2013 tendo ganho a President´s Cup.
Em Janeiro de 2014 regressou ao F.C. Porto.
Provou que ainda tinha muito para dar. Não conquistou nenhum título neste seu regresso mas deixou a sua marca em muitas partidas, como por exemplo no jogo contra o F.C. Bayern Munique que os Dragões venceram por 3-1 na primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões de 2014/15 e foi o autor de dois golos.
No final da temporada de 2014/2015 deixou os Dragões. Ao serviço do F.C. Porto, Quaresma jogou cinco épocas e meia, disputou 224 jogos oficiais, marcou 49 golos e conquistou 7 Títulos.
No início da época de 2015/16 rumou de novo à Turquia para voltar ao Besiktas J.K. tendo vencido o Campeonato da Turquia no final dessa época, título que repetiu na temporada seguinte. No inicio da época de 2019/20 transferiu-se para o Kasimpasa F.K.. No verão de 2020 regressou a Portugal para representar o V. Guimarães.
Quaresma já representou a Selecção de Portugal por 80 vezes e marcou 10 golos. Esteve presente no Campeonato do Mundo de 2018 e nos Campeonatos da Europa de 2008, 2012 e 2016, este ultimo disputado em França e onde Portugal se sagrou Campeão da Europa.

Palmarés
1 Campeonato da Europa de Selecções
1 Taça Intercontinental
1 Liga dos Campeões
4 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
2 Campeonatos de Itália
2 Campeonatos da Turquia
2 Taças de Portugal
1 Taça de Inglaterra
1 Taça de Itália
1 Taça da Turquia
3 Supertaças Cândido de Oliveira

6 comentários:

dragao vila pouca disse...

Meu caro, sobre o Quaresma, só apetece dizer: tanto talento desperdiçado...

Mas no actual panorama até nem me importava nada que viesse...

Um abraço

Paulo Moreira disse...

dragão vila pouca, realmente o que se passa actualmente com o Quaresma acho que a maior parte de nós já adivinhava. Mas também concordo que actualmente gostava de o ver no FCP.

Dragão Maronês disse...

Pois é meus amigos.
O Quaresma que nos deu muitas alegrias e algumas dores de cabeça, parece estar a apagar-se lá pelas Interistas Itálias.
Tanto talento desperdiçado... que pena.
É o que acontece quando futebolisticamente se é bom de pés, mas não se tem cabeça.

Anónimo disse...

Jogou bem no único clube que lhe deu todas as condições para brilhar e para se auto recriar com a bola: o Porto.

Foi engolido no Inter e no Chelsea. Não tem pedal para um futebol agressivo e de entrega e de desgaste físico. Na sua arte, de cruzar e do adorno do lance, é dos melhores de sempre que já vi. Mas não chega e não chegou. falou-lhe a condição física.

Anónimo disse...

O Quaresma marcou muitos golos, fez muitas fintas, mas o que mais festejei deve ter sido contra o Rio Ave quase aos 90 minutos, num jogo que até ganhamos por 3-0 depois.

RS

Anónimo disse...

Tomara a alguns jogadores que até têm estátuas no parque de estacionamento de alguma capital, alguma vez terem tido, o talento, o palmarés e passarem pelos clubes que Quaresma passou. Simplesmente genial.