23 de setembro de 2013

Álvaro Sequeira

Álvaro José Sequeira Júnior, foi um dos mais valiosos atletas que representaram o Futebol Clube do Porto.
Começou por se distinguir tanto na natação como no pólo aquático e foi através dessas duas modalidades que foi um dos dois primeiros nadadores do F.C. Porto a representarem a Selecção Nacional de Natação e Polo Aquático, o outro atleta foi Canto Moniz.
Em 1928/29, Álvaro Sequeira sagra-se Campeão Nacional de pólo aquático, o primeiro da modalidade para o clube.
Ao mesmo tempo que se destacava nestas modalidades, jogava também futebol. Começou pelas equipas inferiores mas já fazia parte do plantel portista que venceu o segundo Campeonato de Portugal da história dos Dragões, em Viana do Castelo na temporada de 1924/25.
A sua estreia na equipa principal portista teve lugar no Campo da Constituição no dia 28 de Dezembro de 1924, numa partida a contar para a 3ª jornada do Campeonato do Porto da temporada de 1924/25, em que os Dragões venceram por 6-3.
Mais activa foi a sua participação na conquista do Campeonato de Portugal de 1931/32, desta vez com a consagração a ter lugar em Coimbra, no Campo do Arnado.
Para além dos dois Campeonatos de Portugal que conquistou, Álvaro Sequeira venceu também o Campeonato do Porto por dez vezes, nas dez temporadas em que vestiu a camisola do F.C. Porto.
Álvaro Sequeira foi assim mais um, verdadeiro atleta que honrou a camisola do F.C. Porto em varias modalidades.

Palmarés
2 Campeonatos de Portugal
10 Campeonatos do Porto

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Paulo,

O "campo do Arnado" era propriedade do Sport Conimbricence.
Aqui - https://www.google.pt/search?q=campo+do+arnado+coimbra&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=EalAUsbLCYea7Qas54G4DQ&ved=0CDgQsAQ&biw=1920&bih=955&dpr=1 - tem algumas imagens do campo, de jogos e do F.C.Porto.

João Moreira

Anónimo disse...

Um dos nomes de tempos heroicos que estiveram na base do que hoje podemos sentir. Embora o clube esteja agora a ficar muitos de vips e elites, como se vê com as comemorações do aniversário, algo só possível para convidados - incluindo não Portistas, mas adiante... os homem passam e o F C Porto continuará, sempre!