4 de janeiro de 2009

Siska

Mihaly Siska nasceu no dia 4 de Janeiro de 1906 em Budapeste na Hungria.
Depois de ter passado na Hungria pelo Vasas S.C. Mihaly Siska, com apenas 18 anos, chega a Portugal para ingressar no Futebol, Clube do Porto.
A estreia com a camisola dos Dragões teve lugar Campo do Bessa, no dia 23 de Novembro de 1924, onde os portistas defrontaram e venceram o Sport Progresso por 6-1, num jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato do Porto da temporada de 1924/25.
Siska embalou o Futebol Clube do Porto para a conquista do segundo campeonato de Portugal em 1924/25. O “testemunho” passado por Lino Moreira veio a vencer três anos depois, numa das extraordinárias exibições de Siska em Viana do Castelo.
Na dura prova dos “Nacionais”, não há dúvida de que Siska teve uma capacidade extraordinária e excedeu de maneira indiscutível todos os valores dos primeiros anos do futebol de competição em Portugal. Mihaly Siska, que desapareceu, infelizmente, muito novo do mundo dos vivos, foi dentro do Futebol Clube do Porto um elemento de curiosa aptidão profissional: bom funcionário da secretaria, treinador e atleta pundonoroso. Muito inteligente e correcto, Siska deu exemplos de esmerada educação e amor clubista.
Quem jogasse como Siska jogou, considerado por toda a crítica da época “o mais extraordinário guarda-redes visto em clubes portugueses”, seria dono e senhor em qualquer país. O grande Siska nunca se aproveitou dessa classe, embora tenho sido muito assediado para tal. Era modesto e muito sensato.
Depois de Lino Moreira ter sido o guarda-redes Campeão com o F.C. Porto, Mihaly Siska era o dono da baliza no segundo campeonato conquistado pelos Dragões e teve muita influência pessoal em tão magníficos triunfos.
Mihaly Siska disputou 98 partidas oficias e conquistou 9 títulos.
Mais tarde chegou a ser treinador dos Dragões. Teve uma breve passagem pelo comando técnico na temporada de 1935/36, mas na época de 1937/38 iniciou a temporada como novo líder da equipa principal, lugar que ocupou até ao final da época de 1941/42. No tempo em que orientou o F.C. Porto, Siska levou os Dragões à conquista de 5 Títulos, 3 Campeonatos do Porto e 2 Campeonatos Nacionais.

Palmarés como jogador
1 Campeonato de Portugal
9 Campeonatos do Porto

Palmarés como treinador
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão
3 Campeonatos do Porto

Texto e foto: revista Dragões nº 11

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Mais um de quem só posso falar de ouvido e o que ouvi, foi muito bom. Dizem que era um guarda-redes que fazia a diferença. Aliás, nós no F.C.Porto, temos uma história recheada de bons guarda-redes, o último dos quais e que fazia a diferença, foi Baía, mas Helton, também está aí para as curvas.
Um abraço

Anónimo disse...

bom comeco

Rit0kas disse...

Cá está Siska era o melhor amigo do meu Bisavô (Flávio Laranjeira), davam-se os dois muito bem segundo o que me contam.

António Rocha disse...

Um dos maiores guarda redes do seu tempo e uma grande figura na História do FC Porto.

A sua exibição na final de 24-25 em Viana do Castelo contra o Sporting foi memorável, tornando-se um ídolo para todos os adeptos. Tinha apenas 18 anos e cumpria a sua 1ª época no clube, após ter sido contratado ao Vasas de Budapeste por indicação de Akos Tezler, o treinador portista na altura, também ele húngaro.

Siska também foi Campeão de Portugal em 31-32, numa época perfeita do Porto, que venceu sem qualquer derrota as duas provas oficiais que havia na altura, o Campeonato de Portugal e o Campeonato Regional do Porto.

Devido a problemas de saúde terminou muito cedo a sua carreira enquanto atleta, em 1934.

Amava o clube e a cidade do Porto, naturalizou-se português em Março de 1926 e para sempre ficou, primeiro como atleta, depois como treinador e por fim funcionário do clube.

Como treinador do clube foi BiCampeão Nacional em 38-39, 39-40. Orientou a equipa principal até 1942, desempenhando depois funções na secretaria do clube.

Faleceu no Porto em 1947.