18 de fevereiro de 2013

Taça José Monteiro da Costa

A Taça José Monteiro da Costa foi a primeira competição que o Futebol Clube do Porto venceu.
Foi na temporada de 1910/11, que um pequeno grupo de sócios do F.C. Porto resolveram levar por diante a ideia de homenagear o então presidente portista, com o seu nome a ser atribuído ao troféu que iria premiar o vencedor do Campeonato do Norte.
A taça, que foi concebida pela firma portuense Monteiro & Filhos, é em prata e teve um custo de sessenta escudos, só iria ser atribuída ao clube que vencesse a competição por três vezes.
Com as vitórias no Campeonato do Norte de 1914, 1915 e 1916, o F.C. Porto conseguiu conquistar o belo troféu.
Os Dragões já tinham vencido as edições de 1911, 1912 e estavam bem encaminhados para em 1913 levarem para casa o troféu, mas a vitória da Académica de Coimbra acabou por adiar por mais alguns anos a conquista da taça pelos portistas.
A Taça José Monteiro da Costa, que era disputada por: F.C. Porto, Académica Coimbra, Boavista F.C., Leixões S.C. e Académico F.C., teve a ultima edição em 1916.
José Monteiro da Costa, infelizmente já não viu o seu clube do coração vencer o troféu que levava o seu nome, já que faleceu, devido a doença, no dia 30 de Janeiro de 1911, poucos dias antes do início da competição.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Mais que o troféu, é importante preservar e recordar este Troféu, porque foi a primeira competição que o F.C.Porto venceu e porque tem o nome de alguém que foi fundamental na história do clube.

Abraço