23 de novembro de 2008

António Lino Moreira

António Lino Moreira nasceu no dia 12 de Setembro de 1896 em Leça da Palmeira.
Foi o primeiro guarda-redes da história do Futebol Clube do Porto a vencer um campeonato.
Lino Moreira, quando ingressou no F.C. Porto, vindo do Leça F.C. foi logo considerado o melhor ou um dos melhores jogadores portugueses no seu lugar e, numa altura em que existiam excelentes valores, como Carlos Guimarães e Ernesto Viegas, falou-se muito na sua “internazionalização”.
No primeiro e segundo Portugal – Espanha, em futebol, esteve Lino para ser utilizado.
Na época de 1921/22, António Lino Moreira contribuiu largamente para a vitória do F.C. Porto no primeiro campeonato nacional de futebol, mas dois anos mais tarde, ainda em boa forma, cedeu o lugar aos novos, depois de muitas exibições admiráveis.
Faleceu no dia 10 de Março de 1971 e encontra-se sepultado no cemitério nº1 de Leça da Palmeira.


fonte: revista Dragões nº 11

7 comentários:

dragao vila pouca disse...

Ena pá, para falar deste tenho de ir aos arquivos...se vir alguma coisa para além disso eu digo.
Um abraço

José Campos disse...

pela 1ª vez passo por aqui e foi com grande agrado que vi o trabalho de qualidade em nome do nosso fc porto. continuação de um optimo trabalho!
abraço

a nação azul e branca

http://anacaoazulebranca.blogspot.com

Paulo Moreira disse...

dragao vila pouca, realmente não existe muita coisa sobre o Lino Moreira na net, tanto que eu tive que ir buscar o texta à revista dragões.

José Campos, obrigado pelo elogio, pela visita e pelo comentário.

Mónica Moreira Guimarães disse...

Este Sr. António Lino Moreira é meu bisavô. Tenho realmente pena que exista muito pouca informação sobre a sua prestação no futebol. De qualquer forma os filhos ( meus tios e avô) têm algumas recordações como fotos e recortes de jornais da época em que ele jogou.

sandra disse...

Lino Moreira é e será sempre o nosso avô, um grande jogador da história do Desporto Português de quem muito nos orgulhamos.
Ficamos muito orgulhosas por vêr que lhe foi concedido o mérito merecido.
As netas Diana, Claúdia e Sandra e os bisnetos António Pedro, Francisca e Tomás e ...

Pedro Miranda disse...

Sem dúvida um dos melhores guarda-redes da época!!! Tal como a Mónica e a Sandra, tambem sou bisneto deste grande senhor e é com muito orgulho que vejo aqui esta homenagem que lhe é feita.

Jorge Lino Moreira disse...

Como neto que sou de Antonio Lino Moreira, também quero aqui deixar o meu agrado por este Blog. Não posso deixar de citar o meu Pai José Lino Moreira que também ele foi um grande jogador do F.C.Porto e era conhecido pelo GAZELA, pela forma rápida como corria e marcava golos ao serviço do seu clube. Pena é que até hoje o Sr, Jorge Nuno Pinto Da Costa não tenho efectuado uma homenagem ao meu avô que a todos encheu de orgulho.