25 de janeiro de 2009

Costinha

Francisco José Rodrigues da Costa (Costinha), nasceu no dia 1 de Dezembro de 1974 em Lisboa.
Deu os primeiros passos como futebolista nas escolas do Clube Oriental de Lisboa onde chegou a sénior na temporada de 1993/94. Na temporada de 1995/96 mudou-se para o A.D. Machico, clube Madeirense. Na temporada seguinte transferiu-se para outro clube da Ilha da Madeira, o C.D. Nacional.
Em 1997/98 e com 22 anos, foi contratado pelo A.S. Mónaco. No clube francês permaneceu quatro temporadas onde se sagrou Campeão de França na temporada de 1999/2000 e venceu a Supertaça de França em 1997 e 2000.
No início da época de 2001/02 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 1 de Agosto de 2001 no Estádio Jenner Park, em Barry no País de Gales, onde os portistas defrontaram o Barry Town United F.C., num jogo a contar para a 2ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões de 2001/02. Os britanicos venceram o jogo da 2ª mão por 3-1, mas uma semana antes o F.C. Porto tinha ganho no Estádio das Antas por 8-0.
Logo na primeira época, Costinha venceu a Supertaça Cândido de Oliveira.
Na temporada seguinte e já sob o comando técnico de José Mourinho, Costinha sagrou-se pela primeira vez Campeão Nacional e venceu a Taça de Portugal. Conquistou ainda a Taça UEFA depois da vitória sobre os escoceses do Celtic F.C. por 3-2 na final, um jogo que não foi feliz para Costinha já que saiu lesionado logo aos 9 minutos.
Na época de 2003/04 começou da melhor maneira já que venceu a Supertaça Cândido de Oliveira, onde foi o autor do golo da vitória sobre o União de Leiria. Voltou a sagrar-se Campeão Nacional, mas o ponto alto da temporada foi a conquista da Liga dos Campeões onde derrotou na final a sua anterior equipa, o A.S. Mónaco por 3-0.
Inesquecível para todos os portistas ficou no entanto o golo de Costinha marcado em Inglaterra contra o Manchester United F.C. já nos minutos finais e que valeram ao F.C. Porto a passagem à eliminatória seguinte.
Em 2004/05 voltou a vencer a Supertaça Cândido de Oliveira e em Dezembro ajudou a vencer a Taça Intercontinental em Tóquio, ao derrotar os colombianos do C.D. Once Caldas.
No final dessa temporada de 2004/05, Costinha deixou o F.C. Porto onde jogou durante 4 épocas, conquistou 9 Títulos, disputou 164 jogos oficiais e marcou 18 golos.
Na época seguine mudou-se para a Rússia para representar o F.K. Dínamo de Moscovo, algumas lesões e problemas fizeram com que Costinha não fosse feliz em Moscovo e em 2006/07 rumou ao Atlético de Madrid. Na temporada seguinte mudou-se para Itália para defender as cores do Atalanta B.C. clube onde terminou a sua carreira de futebolista no final da época de 2009/10.
Costinha representou a Selecção Nacional por 53 vezes e marcou 2 golos. Esteve presente nos Campeonatos da Europa de 2000 e 2004 e no Campeonato do Mundo de 2006.
Em Fevereiro de 2010 assumiu o cargo de director de futebol do Sporting C.P. mas pouco mais de um ano depois deixou o clube de Alvalade e rumou à Suiça para exercer idêntico cargo no Servette F.C. lugar que ocupou até 2012.
Em Fevereiro de 2013 aceitou treinar pela primeira vez um clube na sua carreira ao ocupar o lugar técnico no S.C. Beira-Mar. No inicio da temporada de 2013/14 assumiu o comando técnico do F.C. Paços de Ferreira cargo que ocupou apenas até ao final de Outubro de 2013. Em 2016/17 orientou a equipa da Académica de Coimbra. Nas épocas de 2017/18 e 2018/19 treinou o C.D. Nacional da Madeira. Depois de duas temporadas fora do futebol, regressou ao ativo para voltar a ser o treinador do C.D. Nacional da Madeira.
No dia 25 de Julho de 2014 voltou a pisar o relvado do Estádio do Dragão e a vestir a camisola do Futebol Clube do Porto no jogo de homenagem e despedida de Deco.

Palmarés
1 Taça Intercontinental
1 Liga dos Campeões
1 Taça UEFA
2 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato de França
1 Taça de Portugal
3 Supertaças Cândido de Oliveira
1 Supertaça de França

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Jogador fundamental na estratégia de Mourinho. Depois de não ter feito grandes épocas com F.Santos e Octávio, Costinha tornou-se com o Mourinho, no equilibrio da balança rigorosa que era a equipa do F.C.Porto. Bom jogo posicional, bom jogo de cabeça e uma liderança no campo, forte, fizeram do Marvilense, uma peça das mais importantes, no F.C.Porto vencedor da Taça Uefa, Cmpeão Europeu e do Mundo.
Sem Mourinho que era uma espécie de seu mentor, enveredou por maus caminhos, saiu do F.C.Porto e agora, anda perdido no Atalanta, onde raramente joga. Uma pena!

Um abraço

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Anónimo disse...

Um HOMEM. Quando hoje em dia vemos os putos todos preocupados com penteados e brincos e essa treta toda, tínhamos no Costinha um homem com tomates bem grandes. Sem fosquinhas, estava ali para trabalhar, mal entrava em campo. Um grande trinco trabalhador, a limpar e a subir à área, marcando muitos golos, quer de cabeça como com o pé. O ponto mais forte deste jogador? a "mentality". A 100%. Amei vê-lo no Porto. Na retina, o grande golo em Alvalade e o eterno golo em Old TRafford.