17 de abril de 2017

Graça

José Maria Gonçalves Graça nasceu no dia 29 de Março de 1929 na Póvoa de Varzim, Portugal.
Foi ainda bastante jovem que começou por jogar futebol no Clube Desportivo da Póvoa. Actuando sempre a guarda-redes, Graça começou desde cedo a se destacar e a fazer valer os seus dotes de guardião.
Em 1949/50 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 9 de Outubro de 1949 no jogo da 1ª jornada do Campeonato Nacional, quando os portistas receberam e venceram no Campo da Constituição o Elvas C.A. D. por 1-0.
Nessa época de 1949/50, Graça foi utilizado em 11 partidas, todas a contar para o Campeonato Nacional.
Integrou a comitiva portista na digressão a Angola onde os Dragões realizaram 10 partidas, tendo vencido todas e regressaram com um valioso troféu que foi oferecido pelo F.C. Luanda. O Troféu Salvador Correia de Sá.
Em 1950/51 jogou no Clube Oriental de Lisboa, já que foi obrigado a cumprir serviço militar na capital portuguesa. Regressou ao F.C. Porto quando deu por finalizada a sua obrigação e ainda se manteve ao serviço dos portistas durante mais alguns anos.
Na temporada de 1954/55 ingressou no V. Setúbal. Defendeu as cores do clube sadino durante duas épocas, para depois regressar à Póvoa de Varzim.

Sem comentários: