10 de janeiro de 2010

Semedo

José Orlando Vinha Rocha Semedo nasceu no dia 5 de Março de 1965 em Ovar.
Começou a praticar futebol no S.C. Esmoriz com 13 anos, passou depois pelo C.D. Feirense até chegar aos juvenis do Futebol clube do Porto em 1980/81.
No início da temporada de 1983/84 foi lançado no plantel de seniores dos portistas pelo então treinador José Maria Pedroto. A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 6 de Novembro de 1983 no Estádio das Antas onde os portistas receberam e venceram o G.C. Alcobaça por 5-0, com Semedo a estrear-se a marcar golos ao apontar o ultimo do jogo que contou para a 2ª eliminatória da Taça de Portugal de 1983/84.
Semedo manteve-se durante 13 épocas ao serviço do F.C. Porto onde se sagrou Campeoão Nacional por oito vezes, ganhou por quatro ocasiões a Taça de Portugal, seis Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça Associação de Futebol do Porto. Mas as vitórias mais saborosas foram as conquistas internacionais, como a Taça dos Clubes Campeões Europeus, a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia.
No final da época de 1995/96 deixou os Dragões. De azul e branco, Semedo conquistou 22 Títulos, disputou 313 partidas oficiais e marcou 47 golos.
Na temporada de 1997/98 ingressou no S.C. Salgueiros onde jogou durante mais 2 épocas, até terminar a carreira em 1998/99.
Em 2010/11 regressou ao F.C. Porto para integrar a equipa técnica dos sub-17, depois de na época anterior ter passado pelo Padroense F.C.. Em 2011/12 foi um dos adjuntos de Vitor Pereira na equipa principal dos Dragões, já em 2012/13 desempenhou semelhante função na equipa B portista, a partir de 2016 passou a treinador adjunto dos sub-19 azuis e brancos.

Palmarés
1 Taça Campeões Europeus
1 Taça Intercontinental
1 Supertaça Europeia
8 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
4 Taças de Portugal
6 Supertaças Cândido de Oliveira
1 Taça Associação de Futebol do Porto

6 comentários:

dragao vila pouca disse...

Semedo, um mal-amado, mas de quem os treinadores, todos os treinadores, nunca abdicavam. Jogador fino, excelente técnica, rápido, e tacticamente irreprensível, José Semedo esteve ligado ao melho perído do F.C.Porto. Continua, aliás, a fazer parte do clube como team manager dos juvenis, se não estou em erro.

Um abraço

Silvestre disse...

É da década da viragem, fez parte das equipas maravilhosas do FCP que arrasaram em Portugal e na Europa. Jogava de pantufas e é um simbolo do FCP. Grande Semedo

Anónimo disse...

Todos os Portistas devem assinar - petição investiguem o apito encarnado,
em
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N1050

OK?!

Sérgio de Oliveira disse...

Agora falem-me da VERDADE DESPORTIVA ! Sou todo ouvidos.

Anónimo disse...

Qualquer jogador que tenha ganho 8 campeonatos com a nossa camisola, é de louvar e destacar. No entanto, o Semedo nunca se assumiu completamente na equipa. Irregular.

Anónimo disse...

Semedo assumiu-se e foi muito importante nos 2 campeonatos do Carlos Alberto Silva. Na selecção chegou a jogar a lateral esquerdo também.

RS