20 de dezembro de 2009

Jorge Andrade

Jorge Manuel Almeida Gomes de Andrade nasceu no dia 9 de Abril de 1978 em Lisboa.
Com apenas 9 anos entrou para as escolas do C.F. Estrela da Amadora, percorreu todos os escalões de formação do clube tricolor e na temporada de 1997/98 deu o salto para o plantel sénior. Durante as três épocas em que vestiu a camisola da equipa principal dos estrelistas foi ganhando notoriedade e começou a despertar a cobiça dos grandes clubes nacionais.
No início da época de 2000/01 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 30 de Outubro de 2000 no Estádio das Antas onde os portistas receberam e venceram o F.C. Alverca por 6-0, num jogo a contar para a 9ª jornada do Campeonato Nacional de 2000/01.
Logo na primeira temporada de Dragão ao peito, Jorge Andrade conquistou a Taça de Portugal com uma vitória sobre o C.S. Marítimo na final do Jamor por 2-0.
A época seguinte começou com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira e Jorge Andrade esteve directamente ligado à vitória já que foi ele o autor do único golo da partida com que o F.C. Porto derrotou o Boavista F.C..
Ao serviço do F.C. Porto, Jorge Andrade esteve durante 2 temporadas, tendo disputado 84 jogos oficiais, marcou 4 golos e conquistou 2 Títulos.
No verão de 2002 foi transferido para o R.C. Deportiva Coruña, No clube galego esteve durante cinco temporadas onde venceu uma Supertaça de Espanha em 2001/02. Em 2006 sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo que o afastou dos relvados durante grande parte da época. Na temporada de 2007/08 rumou a Itália para representar a Juventus F.C. mas em Setembro de 2007 sofreu nova lesão grave no mesmo joelho esquerdo que o obrigou a uma paragem prolongada. Em Abril de 2009 o clube italiano anunciou, por mutuo acordo, a rescisão do contrato com o jogador. Em Julho de 2009 esteve a treinar à experiência no Málaga C.F. mas acabou por não convencer os responsáveis do clube espanhol que agradeceram o profissionalismo, esforço e a dedicação do jogador português e Jorge Andrade decidiu terminar a sua carreira de futebolista.
Jorge Andrade representou a Selecção Nacional por 51 vezes e marcou 3 golos. Esteve presente no Campeonato do Mundo de 2002 e no Campeonato da Europa de 2004.
Em 2014 abraçou a carreira de treinador, começou nos sub-15 do C.F. Belenenses, passou depois como adjunto pelo Atlético C.P. e em 2015/16 foi o treinador principal do Clube Oriental de Lisboa, na temporada de 2017/18 passou a treinador dos juniores do C.A.C. Pontinha.
No dia 25 de Julho de 2014 voltou a pisar o relvado do Estádio do Dragão e a vestir a camisola do Futebol Clube do Porto para o jogo de homenagem e despedida de Deco.

Palmarés
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira
1 Supertaça de Espanha

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Muito bom jogador e muito boa pessoa. Foi pena que tenha saído do F.C.Porto na altura que o nosso clube mais brilhou e ter ido para o Corunha que não é um grande clube europeu. Depois foram as lesões que acabaram com uma carreira que estava longe do fim.

Um abraço

Anónimo disse...

Este passou ao lado de uma grande carreira. Tinha tudo para ser dos melhores do mundo, ainda foi parar à Juventus, mas aquelas lesões não deixaram fazer mais.

RS