4 de junho de 2012

Angelo Carvalho

Angelo Ferreira de Carvalho nasceu no dia 3 de agosto de 1925 em Coimbra.
Ingressou no Futebol Clube do Porto ainda junior na temporada de 1943.
Em 1944 foi obrigado a cumprir o serviço militar em Coimbra e assim durante esse periodo representou o C.F. União de Coimbra.
Na época de 1946/47 voltou ao F.C. Porto e estreou-se no dia 27 de Outubro de 1946 no Estádio do Lima, quando os portistas receberam e derrotaram o Boavista F.C. por 6-1 num jogo a contar para a 7ª jornada do Campeonato do Porto.
Foram nove anos ao serviço dos portistas onde conquistou o Campeonato do Porto na temporada de 1946/47 e a Taça Associação de Futebol do Porto em 1947/48.
Alcançou ainda várias vitórias brilhantes em jogos particulares. A primeira foi no dia 3 de Julho de 1947 quando os portistas receberam e venceram o Real Madrid C.F. por 4-1, também em 1947 quando o F.C. Porto foi ao terreno do Valência C.F. vencer por 1-0 o campeão espanhol. Em 1948, no estádio do Lima, os Dragões receberam e bateram o Arsenal F.C. por 3-2. Já em 1949, em Abril, vitória sobre o Viena Austria por 3-0 no Campo da Constituição e em Dezembro triunfo por 3-1 sobre o R.C. Deportivo de La Coruña no Estádio do Lima.
No dia 28 de Maio de 1952 esteve presente na inauguração do Estádio das Antas. Quatro dias mais tarde, a 1 de Junho foi títular na equipa que alinhou pela primeira vez num jogo oficial no Estádio das Antas, no caso contra o Sporting C.P. uma partida a contra para a 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal que o F.C. Porto venceu por 2-0.
Ângelo Carvalho, que era defesa-esquerdo, chegou a ser capitão da equipa do F.C. Porto. em 1955 e com a chegada do novo treinador, Yustrich, foi afastado do grupo por questionar o trabalho e os métodos assumidamente ditatoriais do novo técnico. Foi dispensado e ingressou no S.C. Salgueiros.
Ângelo Carvalho foi ainda internacional e representou a Seleção Nacional por 15 ocasiões.

Palmarés
1 Campeonato do Porto
1 Taça Associação de Futebol do Porto

5 comentários:

Dragão Azul Forte disse...

Caro Paulo,
Permite-me um reparo: o Ângelo Carvalho não alinhou pelo FC Porto no jogo de 6/5/1948, no Estádio do Lima, ante o Arsenal (3-2).

Tudo o resto, certo. Parabéns pelo trabalho.

Abraço azul forte.

Paulo Moreira disse...

Sim eu sei que não alinhou, pelo menos por aquilo que já li em livros sobre esse jogo e da equipa titular. Mas fazia parte do plantel.

Unknown disse...

O sr. Carvalho faleceu em 2008 e vivia com muitas dificuldades em Fernão Ferro Seixal.Um Homem muito simples e trabalhador e esquecido pelo F.C.Porto. Aqui em Fernão Ferro era conhecido pelo Carvalhinho e quase ninguém sabe que este homem foi um dos Jogadores mais importantes da história do Futebol em Portugal pois foi Capitão do F.C.Porto e da Seleção Nacional.

Angelo de Carvalho disse...

Manuel Lima Costa,li seu comentario em Relacao ao SR.Angelo Ferreira de Carvalho e estou horrorizado com o que voce escreveu em relacao a meu Pai falecido a 08/10/2008 meu Querido Pai vivia na MAIA distrito do Porto na AREOSA residiu la 56 anos ate ao dia em que faleceu de doenca e e nao abandonado ou em dificuldades, rodeado de amor e uma excelente estrutura FAmiliar por conseguinte pare de dizer ASNEIRAS nao tenho palavras para descrever o que sinto por si.

Manuel Carvalho disse...

Orgulho em ser teu sobrinho, foste um grande Homem ❤️🙏🏼