29 de agosto de 2016

Belluschi

Fernando Daniel Belluschi nasceu no dia 10 de Setembro de 1983 em Los Quirquinchos na província de Santa Fé, Argentina.
Começou a sua carreira de futebolista no C.A. Newell´s Old Boys em 2002/03, manteve-se no clube de Santa Fé durante quatro temporadas onde venceu o Campeonato Apertura de 2005. Em 2006 foi contratado pelo C.A. River Plate. No histórico clube de Buenos Aires esteve duas temporadas, conquistou o Campeonato Clausura de 2008 e destacou-se ao ser um dos melhores jogadores da equipa treinada por Diego Simeone, que contava ainda com Radamel Falcao. Em Janeiro de 2008 ingressou no Olympiakos S.F.P.. No clube grego esteve um ano e meio e venceu por duas vezes o campeonato grego.
No inicío da época de 2009/10 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 9 de Agosto de 2009 no Estádio Municípal de Aveiro onde os portistas defrontaram e venceram o F.C. Paços de Ferreira por 2-0, num jogo a contar para a Supertaça Cândido de Oliveira.
Belluschi jogou de Dragão ao peito durante duas épocas e meia. Nesse período disputou 87 partidas oficiais e apontou 8 golos.
Ajudou o F.C. Porto a conquistar por 3 vezes a Supertaça Cândido de Oliveira, venceu por 2 vezes a Taça de Portugal, sagrou-se por 2 vezes Campeão Nacional e ganhou a Liga Europa em 2010/11, numa final europeia que entrou para a história do futebol português já que foi disputada entre dois clubes nacionais, F.C. Porto e S.C. Braga.
Em Janeiro de 2012 foi emprestado ao Génova C.F.C. onde se manteve até ao final da época de 2011/12. Na temporada seguinte transferiu-se em definitivo para os turcos do Bursaspor K.D. Em 2015 rumou ao México para jogar no C.D. Cruz Azul. No ano seguinte regressou à Argentina para vestir a camisola do C.A. San Lorenzo, onde conquistou a Supertaça da Argentina em 2016.
Belluschi representou ainda a Selecção da Argentina por seis vezes.

Palmarés
1 Liga Europa
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
2 Campeonatos da Grécia
1 Campeonatos Apertura da Argentina
1 Campeonato Clausura da Argentina
2 Taças de Portugal
3 Supertaças Cândido de Oliveira
1 Supertaça da Argentina

Sem comentários: