20 de abril de 2015

Douglas Grant

Douglas Grant foi um futebolista britânico que representou o Futebol Clube do Porto nos primeiros anos da existência do clube.
Tal como muitos outros jogadores britânicos, alguns com passagem pelo Oporto Cricket Club, Douglas Grant vestiu a camisola dos Dragões logo após a refundação do clube levado a cabo por José Monteiro da Costa.
Foi um dos jogadores titulares na partida que opôs os portistas e os espanhóis do Real Fortuna de Vigo no dia 15 de Dezembro de 1907 e que ficou na história tanto do F.C. Porto como do futebol português já que foi o primeiro jogo entre um clube nacional e outro estrangeiro.
Douglas Grant também esteve presente no dia 17 de Março de 1912 quando o F.C. Porto alcançou a sua segunda vitória internacional, precisamente contra o Real Fortuna Vigo por 4-1. Ainda em 1912, esteve na equipa que defrontou pela primeira vez o S.L. Benfica no campo da Rainha no dia 28 de Abril e em Outubro do mesmo ano foi um dos jogadores portistas que alcançaram a primeira vitória em Lisboa ao derrotarem o Club Internacional de Foot-Ball por 3-2.
No início de 1913 marcou presença no Torneio de Inauguração do Campo da Constituição. Pouco tempo depois deixou o F.C. Porto.

1 comentário:

Armando Pinto disse...

O museu e o arquivo do F C Porto têm aqui material a que deitar mão.
Aliás no museu está a faltar uma galeria de fotos de atletas mais distintos, como seja internacionais pelas seleções, de futebol e modalidades, primeiros em qualquer coisa (como os que primeiro foram internacionais do clube formados no clube, por exemplo), olímpicos, equipas campeãs, etc.
Ficando naturalmente para as imagens interativas outras curiosidades, como o que se tem visto neste e outros espaços de estrelas.
Armando Pinto