11 de abril de 2010

Duda

José Francisco Leandro Filho (Duda), nasceu no dia 4 de Agosto de 1947 em Maceió, Brasil.
Estreou-se a nivel profissional em 1970 jogando pelo S.C. Recife, clube que representou ainda em 1971. No inicio da temporada de 1971/72 transferiu-se para o V. Setúbal treinado na altura por José Maria Pedroto. Na primeira temporada com a camisola dos sadinos, Duda foi vice-campeão e também o melhor marcador da equipa, “título” que conquistou também nas duas épocas seguintes sempre ao serviço do V. Setúbal.
Em 1975/76 rumou a Espanha para ingressar no Sevilha F.C.
Em 1976/77 chegou ao  Futebol Clube do Porto onde reencontrou o técnico Pedroto.
Logo na primeira época de Dragão ao peito, Duda ajudou a conquistar a Taça de Portugal num jogo em que o F.C. Porto derrotou o S.C. Braga por 1-0 na Final disputada no Estádio Das Antas.
Nas duas temporadas seguintes sagrou-se Campeão Nacional e foi um dos principais jogadores do plantel portista.
Duda ficou também na memória dos adeptos pelos golos que marcou na primeira-mão da segunda eliminatória da Taça dos Vencedores das Taças, contra o Manchester United F.C. Os portistas venceram esse jogo por 4-0 com um “hat-trick” de Duda e ainda um golo apontado por Oliveira. Na segunda-mão disputada em Manchester, os ingleses venceram por 5-2 o que não foi suficiente para impedir que o F.C. Porto estivesse na  eliminatória seguinte.
Na temporada de 1979/80, Duda voltou a estar em destaque. Na primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus, os Dragões defrontaram o A.C. Milan. O primeiro jogo disputado no Estádio das Antas acabou empatado a zero. Na segunda-mão a equipa orientada por José Maria Pedroto carimbou o passaporte para a ronda seguinte através de um golo de Duda. Essa foi a primeira vitoria dos portistas fora de casa em jogos a contar para a Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Na temporada de 1980/81 conquistou a Taça Associação de Futebol do Porto.
Em 1981/82, Duda regressou ao V. Setúbal para aí jogar mais uma temporada para depois, em 1982/83, ingressar no C.F. Oliveira do Douro onde terminou a sua carreira no final dessa temporada.

Palmarés
2 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
1 Taça Associação de Futebol do Porto

10 comentários:

Armando Pinto disse...

Um jogador de uma utilidade impressionante, de quem gostavamos muito. Das memórias relativas à sua passagem pelo F. C. Porto, além das que muito bem estão colocadas no artigo, há algumas outras, uma das quais era o facto de se ter tornado um hábito marcar ao Sporting, recordando-nos de um golo de livre que nos deu a vitória por 3-2 em Alvalade e um golo madrugador, ainda se estava nos primeiros momentos, da eliminatória, num sábado véspera de Páscoa, em que eliminamos o Sporting da Taça de Portugal...

dragao vila pouca disse...

Não há muito a acrescentar ao teu pst, apenas que Duda chegou ao F.C.Porto como ponta-de-lança de créditos firmados, mas acabou a jogar a médio ao lado de Rodolfo e Octávio. Mais À frente Ademir, Gomes e Oliveira, com Séninho a ser o 12 jogador. Época 1977/1978, fim do jejum de 19 anos...

Um abraço

pois disse...

Ainda me recordo de ver Duda jogar no Oliveira do Douro contra o meu Candal

A. Rocha disse...

Os meus parabéns por este excelente blogue!
É um prazer como portista descobrir a história e as figuras lendárias que marcaram o nosso clube!
Nesse sentido, apesar de saber que este não será o local adequado, gostava de pedir ao Paulo Moreira ou aos leitores deste magnífico espaço que dissessem alguma coisa sobre um jogador marcante na história do FCP: José Maria Matos, que marcou o 1º golo europeu do clube, em 20/09/1956 frente ao Athletic Bilbau.
Já pesquisei no ciberespaço e nada, não encontrei a menor referência... nem uma foto, nada... acho que o simples facto de ter sido o 1º justificava que fosse lembrado...
Saudações Portistas!

Mil893 disse...

Costumava vê-lo,já dps de acabar a carreira,a beber umas copadas no
extinto tasco "Canequinhas" na Av.
da Republica em Gaia...
Tb me lembro de o vêr no FCP e no
OL.Douro contra o tb ´meu´ CD Candal ...

Anónimo disse...

Alguém sabe do paradeiro de DUDA?

Anónimo disse...

ja o vi no realense em braga

Jorge Arcanjo disse...

Grande Duda!!! Se encontra em Maceió-AL Brasil, sua terra natal e está muito bem... grande desportista e ótima pessoa!

Nuno Miguel Araújo disse...

Duda, meu vizinho ke morou em Gaia na epoca em ke jogou no F.C.Porto, tinha eu uns 8/9 anitos, tinha um carocha preto, mais tarde divorciou-se e veio morar com ele o tb futebolista Everaldo. Tinha altura 2 filhas, hoje terao 44/5 anos.

Antonio Tavares disse...

Jogava eu nos juniores do Oliveira do Douro,quando o Duda por lá passou (penso que o treinador era o Barrigana) e,cheguei a ouvi-lo cantar no balneário ao ritmo de samba:
"Dá a grana caloteiro,dá a grana...) penso que lhe deviam alguma coisa ;)
Cumprimentos