5 de outubro de 2009

Jacques


Jacques Pereira nasceu no dia 3 de Fevereiro de 1955 em Casabalnca, Marrocos.
Despontou para o futebol em Vila Real do Santo António ao serviço do Lusitano F.C. clube onde fez a toda a sua formação e onde se estreou como sénior na época de 1972/73.
Na temporada seguinte mudou-se para o S.C. Farense, onde permaneceu durante duas temporadas. Seguiu-se o F.C. Famalicão, onde jogou quatro épocas, tendo-se Sagrado Campeão Nacional da II Divisão na temporada de 1977/78.
Em 1979/80 e 1980/81 vestiu a camisola do S.C. Braga.
Em 1981/82 ingressou no Futebol Clube do Porto e foi o melhor marcador do Campeonato Nacional com 29 golos apontados em 30 jogos. Nas quatro temporadas em que representou os Dragões, Jacques venceu uma Taça de Portugal, uma Taça Associação de Futebol do Porto e duas Supertaças Cândido de Oliveira, uma delas em que foi a principal figura ao apontar 3 golos na vitória por 4-1 com que o Futebol Clube do Porto venceu o S.L. Benfica no jogo da 2ª mão, depois da derrota por 2-0 em Lisboa.
Na Temporada de 1985/86, Jacques regressou ao S.C. Braga. Seguiu-se o S.C. Covilhã, depois novamente ingressou no Lusitano F.C. para terminar a sua carreira na época de 1991/92 ao serviço do U.D. Castromarinense.

Palmarés
1 Campeonato Nacional 2ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
2 Supertaças Cândido de Oliveira
1 Taça Associação de Futebol do Porto

9 comentários:

dragao vila pouca disse...

Do Jacques recordo um Porto-Benfica para a Supertaça em que ganhamos 4-1 e ele marcou 2 golos? e fez uma grande exibição. Saiu do F.C.Porto passou por outros clubes, mas não deve ter amealhado muito ou então gastou muito, porque anda a servir à mesa na sua terra natal, Vila Real de S.António.

Um abraço

Armando Pinto disse...

Muito boa referência sobre o Jacques, que foi um dos chamados "ratos" da área de golo, apenas que teve sua passagem pelo F C Porto naquela fase seguinte à crise do verão quente das Antas, em que o clube viveu dois anos de menor fulgor... e depois, quando o clube ressurgiu, teve logo o retorno do Gomes.
Um mero acrescento: Naquela Supertaça referida dos 3 golos dele ao Benfica na 2ª mão, na respectiva edição de 1980/81, o resultado foi de 4-1, com o outro golo a ter sido apontado pelo Costa. Mas realmente esse pequeno-grande jogador foi mesmo a figura do jogo.

Paulo Moreira disse...

Realmente o resultado foi 4-1 e o erro já foi corrigido.
Obrigado pela correção

Saulo disse...

E o Porto, heim. Como está no português?

Paulo Moreira disse...

Saulo. O Porto vai no bom caminho e quando a poeira assentar vamos voltar ao primeiro lugar.

António disse...

Boas recordações que tenho deste senhor quando representou o S. C. Braga. Era eu garoto (14 anos) quando ia ver os jogos do meu Braga e recordo-me perfeitamente dele. Um rato da área. Desejo-lhe muitas felicidades.

António disse...

Recordo-me perfeitamente deste grande jogador quando representou o s.c.Braga era eu garoto (14 anos).
Recordo-me que era um jogador veloz e com grande técnica.
Desejo-lhe muitas felicidades porque me deixou saudades.

Anónimo disse...

uma pergunta: o Jacques para se naturalizar português casou com uma portuguesa de braga?

Anónimo disse...

Qual a vida actual do Jacques? Era bom saber, pois consta-me que infelizmente vive com dificuldades.
Sou Sportinguista, mas admirava-o e seria bom que o FCP se lembrasse desse seus ex atleta.
Ao mesmo tempo, seria um "exemplo" para os jovens de hoje, se não deixarem deslumbrar com as carreiras , pois quando as "luzes da ribalta" se apagam, ninguém se lembra das antigas "estrelas".