15 de junho de 2015

Naftal

Domingos Lucas Naftal nasceu no dia 23 de Abril de 1941 em Moçambique.
Na temporada de 1963/64 ingressou no Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola azul e branca aconteceu no dia 26 de Abril de 1964 no Estádio das Antas quando os portistas venceram o V. Guimarães por 3-1, com Naftal a ter uma estreia em grande ao apontar o primeiro golo dos portistas, o jogo esse, valeu para a 1ª mão dos quartos-de-final da Taça de Portugal.
Naftal ainda ajudou a conquistar a Taça Associação de Futebol do Porto por três vezes.
Ao serviço dos Dragões, o avançado moçambicano esteve durante três temporadas, tendo realizado 18 partidas oficiais e apontado 9 golos, com alguns até muito importantes e que valeram vitórias, como por exemplo no jogo da 21ª jornada do Campeonato Nacional de 1964/65 quando os portistas foram ao Estádio do Restelo vencer o Belenenses por 1-0, ou na jornada seguinte com o S.L. Benfica a sair do Estádio das Antas derrotado por 1-0.
No final da época de 1965/66 deixou as Antas. Em 1966/67 transferiu-se para o V. Guimarães. Na época seguinte rumou a Santo Tirso para defender as cores do F.C. Tirsense onde esteve durante duas épocas. Em 1969/70 foi contratado pelo A.C. Marinhense tendo estado no clube da Marinha Grande durante três épocas e onde terá colocado um ponto final na sua carreira de futebolista no fim da temporada de 1971/72.

Palmarés
3 Taças Associação de Futebol do Porto

2 comentários:

Armando Pinto disse...

Naftal de nosso encantamento infanto-juvenil! Sim, pois ficou ligado a duas vitórias inesquecíveis, em anos consecutivos, ao Benfica: primeiro, como bem lembra aqui a crónica biográfica, com o golo da vtória por 1-o em 1964/65 e, de imediato, em 1965/66 com mais um golo na saborosa vitória por 2-o (sendo o outroi golo de Nóbrega). Em ambos os jogos perante portentosas exibições de Américo, que fechou autenticamente a baliza a Eusébio e seus pares.

Armando Pinto

Unknown disse...

Boa tarde, gostaria de entrar em contato com o autor deste comentario. O meu e-mail é hnaftal@hotmail.com e tenho como nome Maria Helena Ribeiro Naftal e ainda, por acaso, sou filha do sr. Naftal.


Antecipadamente grata pela atencao dispensada,

M. Helena Naftal