17 de outubro de 2011

Costuras

José Monteiro (Costuras), nasceu no dia 27 de Fevereiro de 1912 no Porto.
Desconhece-se onde terá começado a jogar futebol e em que clube, o que se sabe é que na temporada de 1933/34, ingressou no Boavista F.C. tendo representado o clube do Bessa durante quatro épocas onde se sagrou Campeão Nacional da II Divisão na época de 1936/37.
Em 1937/38 chegou ao Futebol Clube do Porto e logo passou a ser um dos principais jogadores da equipa orientada por Mihaly Siska.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 16 de Janeiro de 1938 no Campo da Tapadinha onde os portistas defrontaram o Carcavelinhos F.C. tendo derrotado os lisboetas por 1-0, num jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional da I Liga.
Na temporada seguinte, Costuras confirmou o que tinha mostrado na temporada anterior e ainda foi ele o melhor marcador do campeonato, com 18 golos marcados, ajudando o F.C. Porto a conquistar o Campeonato Nacional.
Venceu também o Campeonato do Porto nas duas temporadas em que esteve ao serviço dos Dragões.
No final de 1939, viajou para Moçambique onde ainda jogou futebol no Clube Ferroviário de Lourenço Marques, pois era funcionário dos Caminhos de Ferro de Moçambique. Em 1976 regressou a Portugal e passou a viver em Valença do Minho. Mais tarde adoeceu e seguiu o tratamento em Lisboa, onde acabou por falecer no dia 21 de Novembro de 1976.

Palmarés
1 Campeonato Nacional da 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato Nacional da 2ª Divisão (Portugal)
2 Campeonatos do Porto

4 comentários:

Anónimo disse...

"Há quem diga que em Moçambique desafogou a vida (enriquecendo) há quem diga que não; que voltou - e, por assim voltar de lá, viveu por Sesimbra i mais anónimo que pôde..."

Anónimo disse...

Pois há quem diga , mas nada disso é verdade.
Nunca enriqueceu, viveu sempre em Moçambique, foi funcionário dos Caminhos de Ferro de Moçambique , residia na Vila Gorjão junto ao campo do Ferroviário de Moçambique onde chegou a jogar e onde acabou por falecer. Nunca viveu como anónimo.

Unknown disse...

Boa noite, eu sou a neta do José Monteiro ( costuras) que faleceu a 21/11/1976 em Portugal ( hospital Egas Moniz) e foi sepultado no cemitério da Póvoa do Varzim.
Nasceu no porto em Ramalde, a 27/2/1912 e viveu em ramalde até ir para Lourenço Marques em fins de 1939.
O meu avô foi funcionário dos caminhos de ferro de Moçambique,
Residiu na vila Gorjão até voltar para Portugal e jogou futebol do clube Ferroviário. Casou em Lourenço Marques, teve 2 filhas e veio para Portugal a 26/4/1976 onde viveu em Cerdal( Valença do Minho) até adoecer e ir para Lisboa para se tratar.
Teve sempre uma vida de trabalho e sempre ligado ao futebol!
Um bem hajam

Paulo Moreira disse...

Neta de José Monteiro(Costuras).

Se me poder facultar mais informações relativas ao seu avô fico-lhe muito agradecido.
se quiser envia por e-mail - paulomoreira74@hotmail.com

Obrigado