17 de outubro de 2016

Gastão Nazaré

Gastão Nazaré Almeida, nasceu em Angola.
Esteve vários anos no Barreiro onde jogou durante algum tempo no G.D. CUF, tendo despertado a cobiça dos grandes clubes de Lisboa, mas Gastão Nazaré tinha um desejo que era jogar no Futebol Clube do Porto e no inicio da temporada de 1947/48 realizou o seu desejo ao ingressar nos Dragões.
Vestiu a camisola azul e branca por três épocas tendo sido utilizado em 61 jogos e apontado 5 golos.
A estreia ao serviço do F.C. Porto foi no dia 16 de Novembro de 1947 no jogo da 1ª jornada do Campeonato Nacional de 1947/48, disputado no Campo da Constituição, onde os portistas receberam e venceram os alentejanos do Elvas C.A.D. por 4-0.
Ajudou a conquistar a Taça Associação de Futebol do Porto de 1947/48 com os portistas a vencerem na final o Boavista F.C. por 3-1.
Apesar de ter marcado presença em muitos jogos oficiais, Gastão Nazaré esteve também em algumas partidas de carácter particular mas que ficaram na história do F.C. Porto. Em Outubro de 1947 os portistas foram a Espanha vencer o campeão Valência C.F. no seu próprio estádio por 1-0. Em Maio de 1948 foram os londrinos do Arsenal F.C. a saírem derrotados por 3-2 do Estádio do Lima, a equipa inglesa era na altura considerada a melhor equipa do mundo e tinha mesmo vencido todos os jogos que tinha disputado em Lisboa, dias antes da partida contra o F.C. Porto. Já no ano de 1949 foram as vitórias sobre o Viena Áustria por 3-0 no Campo da Constituição e sobre o R.C. Deportivo Coruña por 3-1 no Estádio do Lima. Ainda em 1949, no verão, os Dragões foram a Angola para uma digressão onde disputaram dez partidas tendo saído vencedores de todas elas e onde foram presenteados com o Troféu Salvador Correia de Sá.
No final da temporada de 1949/50 Gastão Nazaré deixou o F.C. Porto.

Palmarés
1 Taça Associação de Futebol do Porto

2 comentários:

Anónimo disse...

A estreia foi contra o Elvas e não contra o Aves ...abraço Hernani Rocha Açores

Paulo Moreira disse...

Obrigado Hernani Rocha.
O engano já foi corrigido.