21 de outubro de 2013

Bela Andrasik

Bela Andrasik nasceu em 1913 na cidade de Rimaszombat (hoje Rimavská Sobota), na data ainda um Império Astro-Hungaro.
Chegou a Portugal, para ingressar no Futebol Clube do Porto, no início do ano de 1940, vindo do C.A.F.C. Zidenice-Brno. Tinha 26 anos e vinha rotulado como um guarda-redes dos melhores da Europa.
Já na cidade do Porto, teve que esperar pela autorização da F.P.F. para poder defender a baliza dos Dragões, isto depois de terem sido disputados as partidas contra os lisboetas do Carcavelinhos F.C., C.F. Belenenses e S.L. Benfica, jogos que os portistas venceram.
A sua estreia finalmente aconteceu no dia 31 de Março de 1940 no Campo da Constituição, onde o F.C. Porto venceu o Leixões S.C. por 5-1, numa partida a contar para a 11ª jornada do Campeonato Nacional da temporada de 1939/40.
No final dessa época de 1939/40, festejou a conquista do Campeonato Nacional. Em 1940/41 e 1942/43 conquistou o Campeonato do Porto No ano de 1943, desapareceu sem deixar rasto. Mais tarde é que se veio a descobrir que mantinha ligações anti-nazis e que se viu obrigado a deixar Portugal antes que as forças comandadas por Salazar lhe deitassem a mão.
Bela Andrasik morreu em 1961, em Lónyabánya (actual lovinobana), uma pequena aldeia na Eslováquia.

Palmarés
1 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)
2 Campeonatos do Porto

12 comentários:

Anónimo disse...

Lendário personagem, precisamente pelo que está bem explícito na descrição biográfica. Bem como pelo nome, que chamava a atenção. Como anti-nazi que ele era, eu passei a admirá-lo desde que soube disso, apesar de não ser desse tempo.

Anónimo disse...

Em que clube húngaro jogou o Bela Andrasik ?

João Moreira

rogério almeida disse...

Andrasik não era húngaro. Era Austro-húngaro. Veio do Zidenice-Brno, hoje em dia cidade da República Checa, mas na altura pertencente ao Império Austro-Húngaro.

Anónimo disse...

Caro Rogério,

Brno é na actual República checa (a 2º maior cidade, depois de Praga e antes de Plzen). Brno (Brunn, em alemão) fazia parte do dito império, que era o mais extenso da Europa Central, englobando áreas que hoje pertencem a outros países (Roménia, Sérvia, Croácia, Eslováquia, Eslovénia). O nome é húngaro (Béla, é o nome mais popular na Hungria); o apelido eslavo. O texto diz que "nasceu na Hungria". A foto é com o equipamento do F.C.Porto ?

João Moreira

dragao vila pouca disse...

Era certamente uma grande personagem... mesmo que fosse um perna de pau, que não era.

Abraço

Paulo Moreira disse...

Se realmente nasceu na Hungria não sei. Sei que em todos os sítios que pesquisei é referido que é húngaro ou que nasceu na Hungria.
O equipamento é do F.C. Porto.

rogério almeida disse...

Caros, ele nasceu no Império Austro-Húngaro. Era Austro-Húngaro e não Húngaro. Provavelmente na cidade de Brno, hoje em dia pertencente à República Checa, antiga Checoslováquia.

Pedro Baptista disse...

Mas Bela Andrasick não foi assassinado na Viela dos Congregados. Parece que foi isso que o JN noticiou na altura...

Anónimo disse...

eu tenho um livro chamado o seculo do dragao e descobri a sua biografia na pagina 25 que tinha desaparecido misteriosamente

Anónimo disse...

O jornal "A Bola" de hoje, na pág 39, põe à questão uma história que amanhã referirá o seu protagonista. Desde já avanço... Bela Andrasik. Muito bem contada ao ponto que qualquer portista que conheça a história do Clube adivinhará...

Zsolt Gulyás disse...

Béla Andrásik nasceu na cidade de Rimaszombat (hoje Rimavská Sobota), em 1913. Naquela altura a cidade pertenceu à Hungria. Morreu em 1961, em Lónyabánya (hoje Lovinobana), pequena aldeia na Eslováquia.

Paulo Moreira disse...

Obrigado Zsolt Gulyás pela correcção.