10 de dezembro de 2012

João Nunes

João César Nunes, foi um médio/extremo esquerdo que vestiu a camisola do Futebol Clube do Porto na década de 1920.
Segundo as crónicas antigas, era um jogador de elevado nível técnico como tático. Essas suas qualidades valeram-lhe a titularidade na equipa portista que conquistou o Campeonato de Portugal por duas vezes.
A primeira aconteceu na temporada de 1921/22. No primeiro campeonato organizado pela F.P.F. os Dragões defrontaram o Sporting C.P. na final.
O primeiro jogo disputou-se no Campo da Constituição, no dia 4 de junho de 1922, tendo a vitória sorrido ao F.C. Porto por 2-1. Uma partida que teve o apito inicial 15 minutos depois da hora marcada, o atraso deveu-se à falta de João Nunes, que segundo disseram na época, tinha ido à romaria do Senhor de Matosinhos.
O segundo jogo da final já teve lugar em Lisboa e teve como vencedor a formação leonina, assim foi preciso disputar-se a finalíssima.
No dia 18 de junho as duas equipas voltaram a medir forças, desta vez no Estádio do Bessa. O F.C. Porto venceu por 3-1 e assim João Nunes foi um dos primeiros Campeões de Portugal.
Na época de 1924/25 a história foi quase a mesma. O Sporting C.P. de novo como adversário na final do Campeonato de Portugal que se disputou em Viana do Castelo, no campo de Monserrate. De novo o F.C. Porto venceu, desta vez por 2-1. E de novo João Nunes a sagrar-se Campeão.
João Nunes foi um dos poucos jogadores do Futebol Clube do Porto que venceram os dois primeiros campeonatos da história do clube.
Conquistou ainda o Campeonato do Porto por quatro vezes.
Mais tarde foi ainda dirigente do F.C. Porto e também da Associação de Futebol do Porto.

Palmarés
2 Campeonato de Portugal
4 Campeonato do Porto

6 comentários:

Anónimo disse...

Jogador histórico, como aqui fica bem expresso. Sendo um nome que conhecemos pela História do F C Porto, o que já é muito!

Rui Manuel disse...

O senhor desculpe-me mas gostava que me esclarecesse uma dúvida que nada tem a ver com o João Nunes mas que me tem assomado e não consigo encontrar referência nas minhas buscas...
O José Monteiro da Costa e o António Monteiro da Costa eram familiares? Se sim, em que grau de parentesco? Obrigado!

Paulo Moreira disse...

Não tenho a certeza se eram ou não familiares.
Sei que o António Monteiro da Costa jogou no F.C. Porto no ano de 1907 já quando José Monteiro da Costa era o presidente.

carlosbarros disse...

Jabaru, grande Jabarú que teve um final de vida triste e trágico.Quando tinha 12/13 anos cheguei a vê-lo jogar contra o Esposende Sport Club -. no Estádio Padre Sá Pereira. No Esposende pontificavam grande jogadores-Passos, Leonel Laguna, Fernando Inheco, Sotero, Pinto, Vilarinho, Carvalho entre outros... e que grande equipa tinha o Riopele. Nesse jogo, o Jabarú cuspiu no jogador Passos do Esposende, e foi expulso. Embora já veterano, tinha classe e presença no campo mas, infelizmente, não o vi jogar o tempo todo e, como criança, fiquei infeliz...

pealmasa disse...

João César Nunes é meu avô que infelizmente nunca conheci. Obrigado por esta informação e homenagem.

pealmasa disse...

Confirmo que é verdade que chegou atrasado ao jogo por ter ido ao Senhor de Matosinhos mas porque foi namorar com a que viria ser a sua mulher e minha avó.